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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

A partir dessa concepção, pode-se pensar na multi-

disciplinariedade necessária ao ensino atual buscando ga-

rantir a maior heterogeneidade possível na construção do

saber, seja no ensino regular ou no ensino acadêmico. Esse

pensamento vai ao encontro de Paulo Freire (1970) quan-

do este fala sobre a diferença entre a concepção bancária

e a concepção problematizadora da educação. Na primei-

ra, o conhecimento seria uma doação daqueles que se jul-

gam dotados de saber a aqueles que seriam ignorantes. O

que também tem a ver com a noção da Linguística Apli-

cada sobre a memorização mecânica do conteúdo

narrado

pelo educador, o que transforma os educandos em meros

recipientes. A visão bancária do ensino adota uma postura

passiva por parte do educando, indo de encontro ao que

Freire escreve sobre a relação que deve ser construída entre

educador-educando.

Entrando na discussão sobre o

como fazer diferente

,

penso que a internacionalização do ensino superior na for-

mação de professores, especialmente, faz grande diferença

para a construção de um indivíduo-profissional capaz de re-

conhecer contextos e de trabalhar sob o viés da intercultu-

ralidade. Sendo esta última vista como um desafio lançado

pela globalização, tendo os conceitos

identidade

e

diversida-

de

como seus eixos definidores. Pensando sob a perspectiva

do mundo globalizado e sobre a necessidade da transfor-

mação da educação, pensar a mobilidade acadêmica como

recurso de aperfeiçoamento na formação de um docente re-

flexivo e contextual pode parecer

chover no molhado.

Con-

tudo, Freire (1981) escreve que a experiência nos ensina que

nem todo óbvio é tão óbvio quanto parece.

O processo de intercâmbio envolve não somente a

troca de saberes acadêmicos, mas proporciona ao acadê-

mico que este esteja imerso numa cultura que não é sua

e que, de certa forma, ajudará a construir sua postura de

trabalho-ação transformadora sobre o mundo. No momen-

to em que a universidade permite e oportuniza a mobilida-

de acadêmica durante os cursos de licenciatura, esta está