XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
115
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
A partir dessa concepção, pode-se pensar na multi-
disciplinariedade necessária ao ensino atual buscando ga-
rantir a maior heterogeneidade possível na construção do
saber, seja no ensino regular ou no ensino acadêmico. Esse
pensamento vai ao encontro de Paulo Freire (1970) quan-
do este fala sobre a diferença entre a concepção bancária
e a concepção problematizadora da educação. Na primei-
ra, o conhecimento seria uma doação daqueles que se jul-
gam dotados de saber a aqueles que seriam ignorantes. O
que também tem a ver com a noção da Linguística Apli-
cada sobre a memorização mecânica do conteúdo
narrado
pelo educador, o que transforma os educandos em meros
recipientes. A visão bancária do ensino adota uma postura
passiva por parte do educando, indo de encontro ao que
Freire escreve sobre a relação que deve ser construída entre
educador-educando.
Entrando na discussão sobre o
como fazer diferente
,
penso que a internacionalização do ensino superior na for-
mação de professores, especialmente, faz grande diferença
para a construção de um indivíduo-profissional capaz de re-
conhecer contextos e de trabalhar sob o viés da intercultu-
ralidade. Sendo esta última vista como um desafio lançado
pela globalização, tendo os conceitos
identidade
e
diversida-
de
como seus eixos definidores. Pensando sob a perspectiva
do mundo globalizado e sobre a necessidade da transfor-
mação da educação, pensar a mobilidade acadêmica como
recurso de aperfeiçoamento na formação de um docente re-
flexivo e contextual pode parecer
chover no molhado.
Con-
tudo, Freire (1981) escreve que a experiência nos ensina que
nem todo óbvio é tão óbvio quanto parece.
O processo de intercâmbio envolve não somente a
troca de saberes acadêmicos, mas proporciona ao acadê-
mico que este esteja imerso numa cultura que não é sua
e que, de certa forma, ajudará a construir sua postura de
trabalho-ação transformadora sobre o mundo. No momen-
to em que a universidade permite e oportuniza a mobilida-
de acadêmica durante os cursos de licenciatura, esta está