Table of Contents Table of Contents
Previous Page  113 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 113 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

113

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

PENSANDO A INTERNACIONALIZACÃO

DO ENSINO SUPERIOR SOB UMA

PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Fernanda Acosta Funchal

1

Vilmar Alves Pereira

2

Palavras-chave:

Mobilidade Acadêmica. Formação de pro-

fessores. Cultura.

Enseñaje

.

Carta pedagógica:

As experiências de cada indivíduo formam sua visão

de mundo e dão suporte para que este crie seu conjunto

de significação e ressignificação. Assim, quando se pensa

em formação de professores do ensino regular, através de

cursos de licenciatura, é importante avaliar o quanto essa

formação capacita indivíduos a atuarem de maneira a le-

var ao seu futuro educando um ensino de qualidade e dife-

renciado, mostrando que este sabe reconhecer contextos e

não números. O construir pedagógico é trabalhado na área

acadêmica, repetidamente, pela discussão e pelo fazer teó-

rico. Sendo a prática uma parte muito pensada e abordada

na formação docente, mas sem que o ambiente acadêmico

realmente fomente o exercício desta.

A preocupação com o fazer docente e com a discus-

são sobre o

como fazer diferente

esteve presente durante

toda a minha formação docente e, na verdade, continua me

1

Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Especialização em Linguística

e Ensino de Língua Portuguesa, graduanda em Letras Espanhol, graduada

em Letras Português, membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da

Educação Ambiental e Popular - GEFEAP. E-mail:

fernanda.funchal@yahoo. com.br

2

Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Prof. Dr. Em Educação, coor-

denador do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, coorde-

nador do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e

Popular – GEFEAP. E-mail:

vilmar1972@gmail.com