XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
113
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
PENSANDO A INTERNACIONALIZACÃO
DO ENSINO SUPERIOR SOB UMA
PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Fernanda Acosta Funchal
1
Vilmar Alves Pereira
2
Palavras-chave:
Mobilidade Acadêmica. Formação de pro-
fessores. Cultura.
Enseñaje
.
Carta pedagógica:
As experiências de cada indivíduo formam sua visão
de mundo e dão suporte para que este crie seu conjunto
de significação e ressignificação. Assim, quando se pensa
em formação de professores do ensino regular, através de
cursos de licenciatura, é importante avaliar o quanto essa
formação capacita indivíduos a atuarem de maneira a le-
var ao seu futuro educando um ensino de qualidade e dife-
renciado, mostrando que este sabe reconhecer contextos e
não números. O construir pedagógico é trabalhado na área
acadêmica, repetidamente, pela discussão e pelo fazer teó-
rico. Sendo a prática uma parte muito pensada e abordada
na formação docente, mas sem que o ambiente acadêmico
realmente fomente o exercício desta.
A preocupação com o fazer docente e com a discus-
são sobre o
como fazer diferente
esteve presente durante
toda a minha formação docente e, na verdade, continua me
1
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Especialização em Linguística
e Ensino de Língua Portuguesa, graduanda em Letras Espanhol, graduada
em Letras Português, membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da
Educação Ambiental e Popular - GEFEAP. E-mail:
fernanda.funchal@yahoo. com.br2
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Prof. Dr. Em Educação, coor-
denador do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, coorde-
nador do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e
Popular – GEFEAP. E-mail:
vilmar1972@gmail.com