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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

acompanhando. Estaríamos nós preparados para a sala de

aula depois de quatro anos de um curso de licenciatura? Se-

riam suficientes as abordagens teóricas das aulas e palestras

no espaço da universidade? Eu respondo: não. A maioria dos

licenciados sabe fazer um adequado plano de aula, mas há

uma porcentagem menor, que ao se deparar com uma res-

posta negativa vinda dos alunos no momento da aplicação

desse plano, saiba esquecer-se dele e ouvir o educando.

Nesta reflexão sobre o

fazer docente

e sobre a necessi-

dade do reconhecimento do contexto, não só do educando

como do ambiente escolar, busquei formação complemen-

tar à teoria abordada pela licenciatura. Participei de projetos

de iniciação científica com pesquisas sobre como ensinar li-

teratura com abordagens que poderiam vir a interessar os

educandos; de projetos de extensão sobre economia solidá-

ria em que estive trabalhando junto a grupos tradicionais de

pesca e de artesãs da cidade do Rio Grande que ajudaram

-e muito- a perceber que por vezes aprendemos mais do

que ensinamos numa relação conhecimento teórico x co-

nhecimento empírico; e também como educadora popular

em cursos pré-universitários; todas as atividades promovi-

das pela FURG.

Contudo, foi através da experiência da mobilidade

acadêmica que o despertar para a

enseñaje

surgiu. Trago a

e

nseñaje

à tona porque acredito na teoria do termo para um

trabalho docente baseado em Freire.

Enseñaje

é um vocábu-

lo inicialmente criado por Enrique Pichon-Rivière, psicanalis-

ta russo naturalizado argentino, que une as palavras ensino

(

enseñanza

em espanhol) e aprendizagem (

aprendizaje

em

espanhol) discutindo que ensinar e aprender estão dialeti-

camente vinculados e funcionam como uma alternância de

opostos. Seria, portanto, a união desses dois conceitos de

enseñanza

e

aprendizaje

formando um conceito maior que

envolveria a noção de uma

enseñaje

psicossocial, cujo obje-

tivo é tratar da didática não somente para comunicar conhe-

cimentos (ensino informativo), mas também a desenvolver

atitudes e modificar atitudes (ensino formativo).