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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
acompanhando. Estaríamos nós preparados para a sala de
aula depois de quatro anos de um curso de licenciatura? Se-
riam suficientes as abordagens teóricas das aulas e palestras
no espaço da universidade? Eu respondo: não. A maioria dos
licenciados sabe fazer um adequado plano de aula, mas há
uma porcentagem menor, que ao se deparar com uma res-
posta negativa vinda dos alunos no momento da aplicação
desse plano, saiba esquecer-se dele e ouvir o educando.
Nesta reflexão sobre o
fazer docente
e sobre a necessi-
dade do reconhecimento do contexto, não só do educando
como do ambiente escolar, busquei formação complemen-
tar à teoria abordada pela licenciatura. Participei de projetos
de iniciação científica com pesquisas sobre como ensinar li-
teratura com abordagens que poderiam vir a interessar os
educandos; de projetos de extensão sobre economia solidá-
ria em que estive trabalhando junto a grupos tradicionais de
pesca e de artesãs da cidade do Rio Grande que ajudaram
-e muito- a perceber que por vezes aprendemos mais do
que ensinamos numa relação conhecimento teórico x co-
nhecimento empírico; e também como educadora popular
em cursos pré-universitários; todas as atividades promovi-
das pela FURG.
Contudo, foi através da experiência da mobilidade
acadêmica que o despertar para a
enseñaje
surgiu. Trago a
e
nseñaje
à tona porque acredito na teoria do termo para um
trabalho docente baseado em Freire.
Enseñaje
é um vocábu-
lo inicialmente criado por Enrique Pichon-Rivière, psicanalis-
ta russo naturalizado argentino, que une as palavras ensino
(
enseñanza
em espanhol) e aprendizagem (
aprendizaje
em
espanhol) discutindo que ensinar e aprender estão dialeti-
camente vinculados e funcionam como uma alternância de
opostos. Seria, portanto, a união desses dois conceitos de
enseñanza
e
aprendizaje
formando um conceito maior que
envolveria a noção de uma
enseñaje
psicossocial, cujo obje-
tivo é tratar da didática não somente para comunicar conhe-
cimentos (ensino informativo), mas também a desenvolver
atitudes e modificar atitudes (ensino formativo).