XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
CAMINHANDO NA EDUCAÇÃO
POPULAR: REFLEXÕES ACERCA DA
CRIATIVIDADE LIBERTADORA
1
Carla Verônica C. de Menezes
2
Anne Karoline Ramos Pessoa da Silva
3
Leonardo Alves da Silva
4
Agostinho Rosas
5
Universidade de Pernambuco
Escola Superior de Educação Física
Grupo de Pesquisa em Educação Popular e
Educação Física - GPEPEF
Resumo:
Referenciando pela perspectiva de que pensar Edu-
cação Popular pressupõe pensar Criatividade Libertadora,
o presente artigo delimita-se a explicar criatividade liber-
tadora enquanto constitutivo da Educação Popular situada
pela categoria do inédito viável. A Educação Popular, a partir
de sua lógica de construção, demanda uma compreensão de
criatividade frente às teorias vigentes até a sua composição
teórica, sendo Rosas (2008) a delimitar Criatividade Liberta-
dora que emergiu em composição a dialeticidade problema-
tizadora na educação. Compreender criatividade libertado-
ra enquanto constitutivo da Educação Popular situada pela
categoria do inédito viável é o inicio do pensar a pesquisa.
Utilizando a metodologia qualitativa bibliográfica pode-se
refletir sobre as conexões existentes entre as categorias -
1
A presente pesquisa insere-se no conjunto de trabalho do Grupo de Pes-
quisa em Educação Popular e Educação Física inserido na Escola Superior
de Educação Física da Universidade de Pernambuco (GPEPEF ESEF-UPE)
que tem por campo de investigação a Educação Popular com entorno na
Educação Física e áreas afins.
2
Licencianda em Educação Física, ESEF-UPE.
carla.menezes@live.com3
Licencianda em Educação Física, ESEF-UPE
annek_krp11@hotmail.com4
Licenciando em Educação Física, ESEF-UPE
leo.alve19@gmail.com5
Orientador.