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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
criatividade libertadora e inédito viável - para compreender
suas relações de pertencimento situado pela lógica da Edu-
cação Popular.
Palavras-chave:
Educação Popular. Inédito viável. Criativi-
dade libertadora.
INTRODUÇÃO
O contexto histórico da Educação Física traz muitos
elementos de composição que auxiliam na compreensão de
seu desenvolvimento histórico e da sua atual configuração
no Brasil, por exemplo, a eclosão das abordagens de verten-
tes higienista, militaristas à abordagens do tipo crítica que
questionavam sua a visão esportivista, tradicional e tecnicista.
Situado pela pesquisa, ao refletir pela perspectiva da Educa-
ção Popular não há no presente momento como pensar a
Educação Física fora das vertentes críticas as quais vêm pos-
sibilitando questionamentos quanto as estruturas das aulas
no ambiente escolar. Vertentes que tomaram por referência
a humanização do humano a partir do pensamento de Pau-
lo Freire ganham notoriedade para mais pensar as práticas
da Educação Física enquanto conteúdo de formação em que
vise à emancipação do sujeito como ser biopsicosociocultu-
ralespiritual. Nesse sentido, refletir sobre a Educação Popular
com Paulo Freire possibilitou mais pensar a Educação Física.
Rosas (2008) ao tornar público sua tese denominada
Criati-
vidade em Educação Popular: um diálogo com Paulo Freire,
propôs-se a “sistematizar argumentos teórico- filosóficos que
possibilitem mostrar criatividade libertadora como funda-
mento e princípio da Educação Popular” (ROSAS, 2008, p.25).
Analisando pela perspectiva das obras paulofreireanas, que
fundamentam teoricamente a Educação Popular, ele escreve
que essa criatividade denota uma releitura da ação criativa na
educação e concluiu que criatividade libertadora é delimitada
como princípio e fundamento da Educação Popular.
Diante desse contexto, a presente pesquisa delineia-se
a refletir sobre a criatividade libertadora mediada por outra