Table of Contents Table of Contents
Previous Page  122 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 122 / 2428 Next Page
Page Background

122

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

criatividade libertadora e inédito viável - para compreender

suas relações de pertencimento situado pela lógica da Edu-

cação Popular.

Palavras-chave:

Educação Popular. Inédito viável. Criativi-

dade libertadora.

INTRODUÇÃO

O contexto histórico da Educação Física traz muitos

elementos de composição que auxiliam na compreensão de

seu desenvolvimento histórico e da sua atual configuração

no Brasil, por exemplo, a eclosão das abordagens de verten-

tes higienista, militaristas à abordagens do tipo crítica que

questionavam sua a visão esportivista, tradicional e tecnicista.

Situado pela pesquisa, ao refletir pela perspectiva da Educa-

ção Popular não há no presente momento como pensar a

Educação Física fora das vertentes críticas as quais vêm pos-

sibilitando questionamentos quanto as estruturas das aulas

no ambiente escolar. Vertentes que tomaram por referência

a humanização do humano a partir do pensamento de Pau-

lo Freire ganham notoriedade para mais pensar as práticas

da Educação Física enquanto conteúdo de formação em que

vise à emancipação do sujeito como ser biopsicosociocultu-

ralespiritual. Nesse sentido, refletir sobre a Educação Popular

com Paulo Freire possibilitou mais pensar a Educação Física.

Rosas (2008) ao tornar público sua tese denominada

Criati-

vidade em Educação Popular: um diálogo com Paulo Freire,

propôs-se a “sistematizar argumentos teórico- filosóficos que

possibilitem mostrar criatividade libertadora como funda-

mento e princípio da Educação Popular” (ROSAS, 2008, p.25).

Analisando pela perspectiva das obras paulofreireanas, que

fundamentam teoricamente a Educação Popular, ele escreve

que essa criatividade denota uma releitura da ação criativa na

educação e concluiu que criatividade libertadora é delimitada

como princípio e fundamento da Educação Popular.

Diante desse contexto, a presente pesquisa delineia-se

a refletir sobre a criatividade libertadora mediada por outra