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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

125

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

as extraímos juntamente com o contexto que está inserido,

assim vemos abaixo um exemplo:

Quadro 01:

Inédito viável na obra Pedagogia da Esperança: um

reencontro com a pedagogia

do oprimido

, Freire (1992).

Citação n°

Página

Contexto

PRIMEIRAS PALAVRAS

01

06

Nas situações-limites, mais além das quais se acha o

“inédito viável”, às vezes perceptível, às vezes, não,

se encontram razões de ser para ambas as posições:

a esperançosa e a desesperançosa.

02

39

Eu mesmo, na época morando em Cambridge, en-

quanto era professor visitante de Harvard, fui várias

vezes consultado por ela. Me lembro da pesquisa

paciente das diferentes hipóteses que ela admitiu

para traduzir “inédito viável”, uma de minhas metá-

foras, optando, finalmente por “

untested feasibility

”.

03

51

Nós nos tornamos hábeis para imaginativa e curio-

samente “tomar distância” de nós mesmos, da vida

que portamos, e para nos dispormos a saber em tor-

no dela. Em certo momento não apenas vivíamos,

mas começamos a saber que vivíamos, daí que nos

tivesse sido possível saber que sabíamos e, portanto,

saber que poderíamos saber mais. O que não pode-

mos, como seres imaginativos e curiosos, é parar de

aprender e de buscar, de pesquisar a razão de ser

das coisas. Não podemos existir sem nos interrogar

sobre o amanhã, sobre o que virá, a favor de que,

contra que, a favor de quem, contra quem virá; sem

nos interrogar em torno de como fazer concreto o

“inédito viável” demandando de nós a luta por ele.

04

54

É a "leitura do mundo” exatamente a que vai pos-

sibilitando a decifração cada vez mais crítica da ou

das “situações-limites”, mais além das quais se acha

o “inédito viável”.

A partir dessa construção pode-se iniciar as hipóteses

que foram se fundamentando. Sem aprofundamentos, ob-

servou-se no primeiro momento, a quantidade de vezes em

que a categoria do inédito viável apareceu em cada obra: no

Pedagogia do oprimido aparece 9 vezes

,

pedagogia da es-

perança 12 e na tese de doutoramento 10

.

Trouxemos estes

dados quantitativos, pois também servem como elemento

de análise, contudo não é o que vão definir os resultados da

pesquisa

.