XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
125
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
as extraímos juntamente com o contexto que está inserido,
assim vemos abaixo um exemplo:
Quadro 01:
Inédito viável na obra Pedagogia da Esperança: um
reencontro com a pedagogia
do oprimido
, Freire (1992).
Citação n°
Página
Contexto
PRIMEIRAS PALAVRAS
01
06
Nas situações-limites, mais além das quais se acha o
“inédito viável”, às vezes perceptível, às vezes, não,
se encontram razões de ser para ambas as posições:
a esperançosa e a desesperançosa.
02
39
Eu mesmo, na época morando em Cambridge, en-
quanto era professor visitante de Harvard, fui várias
vezes consultado por ela. Me lembro da pesquisa
paciente das diferentes hipóteses que ela admitiu
para traduzir “inédito viável”, uma de minhas metá-
foras, optando, finalmente por “
untested feasibility
”.
03
51
Nós nos tornamos hábeis para imaginativa e curio-
samente “tomar distância” de nós mesmos, da vida
que portamos, e para nos dispormos a saber em tor-
no dela. Em certo momento não apenas vivíamos,
mas começamos a saber que vivíamos, daí que nos
tivesse sido possível saber que sabíamos e, portanto,
saber que poderíamos saber mais. O que não pode-
mos, como seres imaginativos e curiosos, é parar de
aprender e de buscar, de pesquisar a razão de ser
das coisas. Não podemos existir sem nos interrogar
sobre o amanhã, sobre o que virá, a favor de que,
contra que, a favor de quem, contra quem virá; sem
nos interrogar em torno de como fazer concreto o
“inédito viável” demandando de nós a luta por ele.
04
54
É a "leitura do mundo” exatamente a que vai pos-
sibilitando a decifração cada vez mais crítica da ou
das “situações-limites”, mais além das quais se acha
o “inédito viável”.
A partir dessa construção pode-se iniciar as hipóteses
que foram se fundamentando. Sem aprofundamentos, ob-
servou-se no primeiro momento, a quantidade de vezes em
que a categoria do inédito viável apareceu em cada obra: no
Pedagogia do oprimido aparece 9 vezes
,
pedagogia da es-
perança 12 e na tese de doutoramento 10
.
Trouxemos estes
dados quantitativos, pois também servem como elemento
de análise, contudo não é o que vão definir os resultados da
pesquisa
.