Table of Contents Table of Contents
Previous Page  129 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 129 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

129

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

da ação quando se toma consciência da situação limite en-

quanto uma possibilidade de superação.

A tomada de consciência crítica possibilita a ação em

busca do alcance do inédito viável e a superação das si-

tuações limites que se apresentam a cada sujeito. O papel

do inédito viável se dá pelo movimento que o ser humano

percorre para se tornar humanizado, o qual pode ocorrer

a partir do reconhecimento das situações limites e a ação

para sua superação tomada pelo sujeito para a superação.

O reconhecimento da possibilidade de superação muitas

vezes ocorre a partir do momento que o sujeito se perce-

be como ser inconclusa essa percepção sobre si pode ao

mesmo tempo em que estimula a ação para-la. Nisso cabe

à questão, que sujeitos estão formando para as situações

limites? Estamos formando estudantes que críticos, possí-

veis de dialogar e que podem alcançar os inéditos viáveis?

Estamos possibilitando aos estudantes os variados conhe-

cimentos da história, cultura entre tantos outros para que

eles próprios tirem suas conclusões ou estamos apenas

lhes transmitindo aquilo que nos fizeram acreditar ser o

mais adequado?

Rosas (2008) escreve que o inédito viável resulta da

disponibilidade ao risco com atitude dialógica, coerência

valorização do saber, disposição para pensar certo exerci-

tando a curiosidade epistêmica. Na prática de ensino pres-

supõe-se que o professor e o estudante vejam- se simulta-

neamente educador-educando. O inédito viável se expres-

sa constantemente pela individualidade do sujeito que a

partir de atitude dialógica podem enfrentar os problemas

que emergem. Isso decorre da opção crítica ao visualizar

as situações limites em que o diálogo possibilitará desco-

bertas influenciadas pelo inédito viável percebido por cada

sujeito (ROSAS, 2008).

Diante dessas circunstâncias, a ação para a superação

da situação limite se dará pela tomada de consciência do

sujeito podendo este sonhar e descobrir o que lhe é viável

para posteriormente transformar em ações concretas. Sa-