XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
129
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
da ação quando se toma consciência da situação limite en-
quanto uma possibilidade de superação.
A tomada de consciência crítica possibilita a ação em
busca do alcance do inédito viável e a superação das si-
tuações limites que se apresentam a cada sujeito. O papel
do inédito viável se dá pelo movimento que o ser humano
percorre para se tornar humanizado, o qual pode ocorrer
a partir do reconhecimento das situações limites e a ação
para sua superação tomada pelo sujeito para a superação.
O reconhecimento da possibilidade de superação muitas
vezes ocorre a partir do momento que o sujeito se perce-
be como ser inconclusa essa percepção sobre si pode ao
mesmo tempo em que estimula a ação para-la. Nisso cabe
à questão, que sujeitos estão formando para as situações
limites? Estamos formando estudantes que críticos, possí-
veis de dialogar e que podem alcançar os inéditos viáveis?
Estamos possibilitando aos estudantes os variados conhe-
cimentos da história, cultura entre tantos outros para que
eles próprios tirem suas conclusões ou estamos apenas
lhes transmitindo aquilo que nos fizeram acreditar ser o
mais adequado?
Rosas (2008) escreve que o inédito viável resulta da
disponibilidade ao risco com atitude dialógica, coerência
valorização do saber, disposição para pensar certo exerci-
tando a curiosidade epistêmica. Na prática de ensino pres-
supõe-se que o professor e o estudante vejam- se simulta-
neamente educador-educando. O inédito viável se expres-
sa constantemente pela individualidade do sujeito que a
partir de atitude dialógica podem enfrentar os problemas
que emergem. Isso decorre da opção crítica ao visualizar
as situações limites em que o diálogo possibilitará desco-
bertas influenciadas pelo inédito viável percebido por cada
sujeito (ROSAS, 2008).
Diante dessas circunstâncias, a ação para a superação
da situação limite se dará pela tomada de consciência do
sujeito podendo este sonhar e descobrir o que lhe é viável
para posteriormente transformar em ações concretas. Sa-