XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
tos a uma ação acrítica, o qual os mesmos talvez, pelo de-
sencadear do desenvolvimento histórico, terminam fazendo
com que homens e mulheres acomodatícios a elas, muitas
vezes será imposta essas limitações, mas não percebam o
inédito viável como algo possível e verão como algo insupe-
rável e alcançável. Desta maneira faz com que esses sujeitos
não superem essas limitações e nem percebam como algo
viável.
Porém a partir do reconhecimento da possível supe-
ração, mesmo que diante dessas “
fases ou estágios
”, esse
sentimento muitas vezes, ocorre devido a tomada de cons-
ciência de si, começa a se ter atitude crítica e ao enxergar
essa possibilidade (inédito viável) começa atuar para sua
concretização. Visto que só é possível haver a mudança, se
houver a ação, mais não qualquer ação, ela deve ser crítica e
não egoísta, se percebida da reflexão do mundo será enten-
dida que precisa ser alcançando no coletivo.
No momento em que esses as percebem não mais
como uma “fronteira entre
o ser e o nada, mas como uma fronteira entre o ser e
o mais ser”, se fazemmais críticos na sua ação, ligada
àquela percepção. Percepção em que está implícito
o inédito viável como algo definido, a cuja concreti-
zação se dirigirá, sua ação (FREIRE, 1970, p. 53).
Pode-se elencar alguns elementos para se pensar o
inédito viável. Situação-limite é característica primeira do
inédito viável. A consciência máxima possível, percepção
crítica, reflexão, liberdade, politização, diálogo, o interro-
gar, o sonho que se complementam com a ação é manei-
ra pela qual o inédito viável ganha expressão pelas obras
analisadas.
A partir da separação em unidades de registro e de
contexto da categoria do inédito viável das três obras de
referência podemos tecer algumas reflexões sobre inédito
viável e criatividade libertadora. Na dimensão da pedago-
gia da dialogicidade que elementos podem ser elencados,
enquanto temas geradores para se pensar o inédito viável?