XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
dades que compõem à expressão da ação criativa e a per-
cepção dos inéditos viáveis.
Partindo da compreensão do inédito viável, pode-se
transitar pela análise dos documentos, aqui selecionados.
No transitar de ideias, situada por questões-norteadoras que
permitiram o caminhar da pesquisa, pode-se compreender
a concepção de inédito viável nos livros pedagogia do opri-
mido e da esperança e na tese Criatividade em Educação
Popular: um diálogo com Paulo Freire de Rosas. Tal concep-
ção mostra que inédito viável em ambos os livros é condição
humana para fazer diferente sendo fator mediador para a
transformação social a partir da superação das situações li-
mitantes tão vistas na sociedade, à medida que ele transfor-
ma é também fator criador de cultura a qual é primordial
para a construção e fundamentação de uma visão social.
Na dimensão da pedagogia da dialogicidade elemen-
tos podem ser elencados, enquanto temas geradores para se
pensar o inédito viável - Situação-limite; consciência máxima
possível, percepção crítica, reflexão, liberdade, politização,
diálogo, interrogar, sonho - sugerindo relação de conver-
gência com os elementos apontados ao se pensar criativi-
dade libertadora - Diálogo, esperança crítica radicalidade de
sujeito crítico, responsabilidade com o coletivo, exigência de
práxis libertadora, consciência crítica, participação ativa, su-
jeito transformador.
A unidade semântica predominante possibilita a com-
preensão de que criatividade é condição humana, caracteri-
zada pela dimensão de práticas fundamentadas na história
passada, na cultura e na realidade do estudante. Perspectiva
pela qual o professor é estimulador da ação criativa e da
curiosidade propondo desafios para que o estudante seja
sujeito no processo criativo. A ação criativa expressa nos do-
cumentos, embora mediada pelo professor, destina-se ao
estudante.
O papel do inédito viável se dá pelo movimento que
o humano percorre na busca por ‘ser mais’ em processo de
humanização; no reconhecimento das situações limites e