Table of Contents Table of Contents
Previous Page  133 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 133 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

133

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

dades que compõem à expressão da ação criativa e a per-

cepção dos inéditos viáveis.

Partindo da compreensão do inédito viável, pode-se

transitar pela análise dos documentos, aqui selecionados.

No transitar de ideias, situada por questões-norteadoras que

permitiram o caminhar da pesquisa, pode-se compreender

a concepção de inédito viável nos livros pedagogia do opri-

mido e da esperança e na tese Criatividade em Educação

Popular: um diálogo com Paulo Freire de Rosas. Tal concep-

ção mostra que inédito viável em ambos os livros é condição

humana para fazer diferente sendo fator mediador para a

transformação social a partir da superação das situações li-

mitantes tão vistas na sociedade, à medida que ele transfor-

ma é também fator criador de cultura a qual é primordial

para a construção e fundamentação de uma visão social.

Na dimensão da pedagogia da dialogicidade elemen-

tos podem ser elencados, enquanto temas geradores para se

pensar o inédito viável - Situação-limite; consciência máxima

possível, percepção crítica, reflexão, liberdade, politização,

diálogo, interrogar, sonho - sugerindo relação de conver-

gência com os elementos apontados ao se pensar criativi-

dade libertadora - Diálogo, esperança crítica radicalidade de

sujeito crítico, responsabilidade com o coletivo, exigência de

práxis libertadora, consciência crítica, participação ativa, su-

jeito transformador.

A unidade semântica predominante possibilita a com-

preensão de que criatividade é condição humana, caracteri-

zada pela dimensão de práticas fundamentadas na história

passada, na cultura e na realidade do estudante. Perspectiva

pela qual o professor é estimulador da ação criativa e da

curiosidade propondo desafios para que o estudante seja

sujeito no processo criativo. A ação criativa expressa nos do-

cumentos, embora mediada pelo professor, destina-se ao

estudante.

O papel do inédito viável se dá pelo movimento que

o humano percorre na busca por ‘ser mais’ em processo de

humanização; no reconhecimento das situações limites e