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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

aprendizagem mútua entre educador e educando nos mais

diversos ambientes de aprendizagem. Com isso, considerar

o inédito viável na práxis cotidiana é mais pensar a escola e

a educação numa perspectiva em que a denuncia sendo o

ponto de partida não finda nela, mas expressa a possibilida-

de da construção de um futuro menos desigual, um futuro

em que cada sujeito possa se ver como responsável pelo co-

letivo e transformador da realidade e onde o diálogo exista

e reforce o inédito viável.

A dicotomia inédito viável - situação-limite vem a se

complementar. Entender a situação limite como estágio ou

fase possível de ser superada vai possibilitar ao sujeito a

construção dos caminhos para o inédito viável, possibilita-

do através do conhecimento e criatividade libertadora, mas

também “são essas barreiras, essas ‘situações-limites’ que

mesmo não impedindo, depois de ‘percebidos-destacados’,

a alguns e algumas de sonhar o sonho, vêm proibindo à

maioria a realização da humanização e a concretização do

SER-MAIS” (FREIRE, 1992 p.107). Essa “ barreira” pode se

apresentar como impossibilidade não só momentânea do

Ser humano perceber além delas. Assim, o inédito viável que

é categoria pela qual homens e mulheres, num esforço co-

letivo, acreditam e almejam, tem a esperança de que um

futuro diferente é possível seja alcançado.

O “inédito-viável” é na realidade uma coisa inédita,

ainda não claramente conhecida e vivida, mas so-

nhada e quando se torna um “percebido destacado”

pelos que pensam utopicamente, esses sabem, en-

tão, que o problema não é mais um sonho, que ele

pode se tornar realidade (FREIRE, 1992, p.106).

Os desafios, vistos por situações limites, tornam por

vezes aquilo que não conhecemos, em sua totalidade, como

algo impossível de se realizar, mas quando se torna um “per-

cebido destacado” em que tomam a consciência de que é

possível realizar a ação em prol do inédito viável não é uma

ação vazia, mas cercada de posições em busca do que agora

se tornou viável. Nesse contexto, o inédito viável é mediador