128
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
aprendizagem mútua entre educador e educando nos mais
diversos ambientes de aprendizagem. Com isso, considerar
o inédito viável na práxis cotidiana é mais pensar a escola e
a educação numa perspectiva em que a denuncia sendo o
ponto de partida não finda nela, mas expressa a possibilida-
de da construção de um futuro menos desigual, um futuro
em que cada sujeito possa se ver como responsável pelo co-
letivo e transformador da realidade e onde o diálogo exista
e reforce o inédito viável.
A dicotomia inédito viável - situação-limite vem a se
complementar. Entender a situação limite como estágio ou
fase possível de ser superada vai possibilitar ao sujeito a
construção dos caminhos para o inédito viável, possibilita-
do através do conhecimento e criatividade libertadora, mas
também “são essas barreiras, essas ‘situações-limites’ que
mesmo não impedindo, depois de ‘percebidos-destacados’,
a alguns e algumas de sonhar o sonho, vêm proibindo à
maioria a realização da humanização e a concretização do
SER-MAIS” (FREIRE, 1992 p.107). Essa “ barreira” pode se
apresentar como impossibilidade não só momentânea do
Ser humano perceber além delas. Assim, o inédito viável que
é categoria pela qual homens e mulheres, num esforço co-
letivo, acreditam e almejam, tem a esperança de que um
futuro diferente é possível seja alcançado.
O “inédito-viável” é na realidade uma coisa inédita,
ainda não claramente conhecida e vivida, mas so-
nhada e quando se torna um “percebido destacado”
pelos que pensam utopicamente, esses sabem, en-
tão, que o problema não é mais um sonho, que ele
pode se tornar realidade (FREIRE, 1992, p.106).
Os desafios, vistos por situações limites, tornam por
vezes aquilo que não conhecemos, em sua totalidade, como
algo impossível de se realizar, mas quando se torna um “per-
cebido destacado” em que tomam a consciência de que é
possível realizar a ação em prol do inédito viável não é uma
ação vazia, mas cercada de posições em busca do que agora
se tornou viável. Nesse contexto, o inédito viável é mediador