Table of Contents Table of Contents
Previous Page  132 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 132 / 2428 Next Page
Page Background

132

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Quadro 02:

palavras associadas à criatividade libertadora

e inédito viável a partir das obras de referência

CRIATIVIDADE LIBERTADORA

INÉDITO VIÁVEL

Diálogo, esperança crítica radicalidade de

sujeito crítico, responsabilidade com o co-

letivo, exigência de práxis libertadora, cons-

ciência crítica, participação ativa, sujeito

transformador.

Situação-limite;

Consciência máxima possível,

percepção crítica, reflexão, li-

berdade, politização, diálogo,

interrogar, sonho.

O Quadro 02 pode expressar as palavras levantadas na

obra de referência. No tópico criatividade libertadora, pode-

mos ver que a concepção dessa criatividade fundamenta-

-se em palavras que estão amplamente relacionadas àque-

las que vemos no tópico inédito viável retirado a partir das

obras de Paulo Freire: pedagogia do oprimido e pedagogia

da esperança.

Nesse sentido criatividade libertadora descortinada

a partir de Rosas parecem caminhar na mesma direção do

inédito viável quando analisamos suas fundamentações e

relações teóricas, assim afirma-se enquanto constitutivo da

Educação Popular, sendo explicada com a mediação de ou-

tra categoria denominada inédito viável. O percebido des-

tacado, a esperança de que as situações limitantes podem

ser superadas pressupõe uma visão da criatividade que é

humana e como tal na educação de forma geral precisa ser

um “instrumento de transformação e respeito ao humano

em sua humanização. Uma criatividade libertadora” (ROSAS,

2008, p.142).

Os elementos que compõe essas categorias caminham

para a transformação da realidade vigente reforçando que

criatividade libertadora na Educação Popular expressa sin-

tonia com as categorias por ela abrangidas, nesse caso o

inédito viável.

CONSIDERAÇÕES

Reconhece-se a importância do agir criativo nos di-

versos ambientes sociais. A escola ao mesmo tempo em que

possibilita a aprendizagem pode também incentivar habili-