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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Quadro 02:
palavras associadas à criatividade libertadora
e inédito viável a partir das obras de referência
CRIATIVIDADE LIBERTADORA
INÉDITO VIÁVEL
Diálogo, esperança crítica radicalidade de
sujeito crítico, responsabilidade com o co-
letivo, exigência de práxis libertadora, cons-
ciência crítica, participação ativa, sujeito
transformador.
Situação-limite;
Consciência máxima possível,
percepção crítica, reflexão, li-
berdade, politização, diálogo,
interrogar, sonho.
O Quadro 02 pode expressar as palavras levantadas na
obra de referência. No tópico criatividade libertadora, pode-
mos ver que a concepção dessa criatividade fundamenta-
-se em palavras que estão amplamente relacionadas àque-
las que vemos no tópico inédito viável retirado a partir das
obras de Paulo Freire: pedagogia do oprimido e pedagogia
da esperança.
Nesse sentido criatividade libertadora descortinada
a partir de Rosas parecem caminhar na mesma direção do
inédito viável quando analisamos suas fundamentações e
relações teóricas, assim afirma-se enquanto constitutivo da
Educação Popular, sendo explicada com a mediação de ou-
tra categoria denominada inédito viável. O percebido des-
tacado, a esperança de que as situações limitantes podem
ser superadas pressupõe uma visão da criatividade que é
humana e como tal na educação de forma geral precisa ser
um “instrumento de transformação e respeito ao humano
em sua humanização. Uma criatividade libertadora” (ROSAS,
2008, p.142).
Os elementos que compõe essas categorias caminham
para a transformação da realidade vigente reforçando que
criatividade libertadora na Educação Popular expressa sin-
tonia com as categorias por ela abrangidas, nesse caso o
inédito viável.
CONSIDERAÇÕES
Reconhece-se a importância do agir criativo nos di-
versos ambientes sociais. A escola ao mesmo tempo em que
possibilita a aprendizagem pode também incentivar habili-