124
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
permitiram a codificação e a decodificação dos elementos
selecionados o que pode integrar o significado das palavras
geradoras, levantadas a partir dos escritos nas obras de re-
ferências analisadas, ao contexto em que estavam inseridas.
Utilizamos como obras de referência os livros escri-
tos por Paulo Freire
Pedagogia do Oprimido
(1987) e
Pe-
dagogia da Esperança, um reencontro com a pedagogia do
oprimido
(1992) e a tese de doutoramente de Agostinho
Rosas,
Criatividade em Educação Popular: um diálogo com
Paulo Freire
(2008) por ser ela a delimitar criatividade liber-
tadora princípio e fundamento da Educação Popular. Para
explicação da criatividade libertadora enquanto constituti-
vo da Educação Popular, situada pela categoria do inédito
viável, utilizamos como técnica de análise a identificação
semântica a partir do instrumento de seleção contextual
simbólico que possibilitou a seleção de palavras situadas
pela dimensão do objeto de estudo, inédito viável. Esse
processo de identificação ocorreu a partir da leitura das
obras de referência citadas. Durante a leitura destacava-
-se a palavra geradora selecionada para a pesquisa, iné-
dito viável. A palavra geradora é o primeiro passo para o
processo de descortinamento do problema da pesquisa,
tal levantamento permeado pela codificação permite o
ordenamento e melhor visualização de como a categoria
do inédito viável (palavra geradora) se codifica nas obras.
Do destaque da palavra geradora, inédito viável (s), para
construção desta pesquisa, seu contexto foi extraído para
mais entendê-lo. Após essa etapa elaboramos o Universo
Temático
7
sobre inédito viável. Cada quadro encontra-se
dividido pelos tópicos contidos no documento que o fun-
damenta estabelecendo relação ao
lócus
em que inédito
viável emerge. O universo temático, como tal, abrange as
palavras geradoras - Inédito Viável (s) – e seu contexto.
Levantado todos os aparecimentos das palavras geradoras
7
Universo temático foi expressão extraída da tese
Criatividade em Educação
Popular: um diálogo com Paulo Freire
(2008) para designar a orientação
de ‘palavras geradoras’. Aqui, Universo Temático indica a codificação de
inédito viável a partir dos documentos em análise.