Table of Contents Table of Contents
Previous Page  124 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 124 / 2428 Next Page
Page Background

124

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

permitiram a codificação e a decodificação dos elementos

selecionados o que pode integrar o significado das palavras

geradoras, levantadas a partir dos escritos nas obras de re-

ferências analisadas, ao contexto em que estavam inseridas.

Utilizamos como obras de referência os livros escri-

tos por Paulo Freire

Pedagogia do Oprimido

(1987) e

Pe-

dagogia da Esperança, um reencontro com a pedagogia do

oprimido

(1992) e a tese de doutoramente de Agostinho

Rosas,

Criatividade em Educação Popular: um diálogo com

Paulo Freire

(2008) por ser ela a delimitar criatividade liber-

tadora princípio e fundamento da Educação Popular. Para

explicação da criatividade libertadora enquanto constituti-

vo da Educação Popular, situada pela categoria do inédito

viável, utilizamos como técnica de análise a identificação

semântica a partir do instrumento de seleção contextual

simbólico que possibilitou a seleção de palavras situadas

pela dimensão do objeto de estudo, inédito viável. Esse

processo de identificação ocorreu a partir da leitura das

obras de referência citadas. Durante a leitura destacava-

-se a palavra geradora selecionada para a pesquisa, iné-

dito viável. A palavra geradora é o primeiro passo para o

processo de descortinamento do problema da pesquisa,

tal levantamento permeado pela codificação permite o

ordenamento e melhor visualização de como a categoria

do inédito viável (palavra geradora) se codifica nas obras.

Do destaque da palavra geradora, inédito viável (s), para

construção desta pesquisa, seu contexto foi extraído para

mais entendê-lo. Após essa etapa elaboramos o Universo

Temático

7

sobre inédito viável. Cada quadro encontra-se

dividido pelos tópicos contidos no documento que o fun-

damenta estabelecendo relação ao

lócus

em que inédito

viável emerge. O universo temático, como tal, abrange as

palavras geradoras - Inédito Viável (s) – e seu contexto.

Levantado todos os aparecimentos das palavras geradoras

7

Universo temático foi expressão extraída da tese

Criatividade em Educação

Popular: um diálogo com Paulo Freire

(2008) para designar a orientação

de ‘palavras geradoras’. Aqui, Universo Temático indica a codificação de

inédito viável a partir dos documentos em análise.