XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
123
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
categoria presente nas obras paulofreireanas, o inédito viá-
vel. O emergir da categoria do inédito viável ao artigo deu-se
por ao ser parte constitutiva da Educação Popular pressupõe
ser pensada com as diretrizes de uma criatividade que não
aprisiona, mas estimula a partir de uma criatividade que é
a libertadora. Neste sentido, surgiu à questão- problema:
como criatividade libertadora, mediada pela categoria do
inédito viável, é constitutivo da Educação Popular? Des-
se problema o objetivo geral pode ser delimitado: explicar
criatividade libertadora enquanto constitutivo da Educação
Popular situada pela categoria do inédito viável.
Utilizou-se de metodologia qualitativa a partir de pa-
lavras e temas geradoras com a intencionalidade da identi-
ficação semântica de inédito viável nas obras de referência
Pedagogia do Oprimido
(1987) e
Pedagogia da Esperança:
um reencontro com a pedagogia do oprimido
(1992) escritos
por Paulo Freire e a tese de doutoramento de Rosas,
Cria-
tividade em Educação Popular: um diálogo com Paulo Freire
(2008), para assim podermos alcançar o nosso objetivo de
explicar criatividade libertadora como constitutivo da Edu-
cação Popular.
METODOLOGIA DE PALAVRAS E TEMAS GERADORES
Nesse artigo, ao tomar por referência o problema ex-
presso e seus objetivos, assume a metodologia de cunho
qualitativo. Esse “tipo de investigação se centra na descrição,
análise e interpretação das informações recolhidas durante
o processo investigatório, procurando entendê-las de forma
contextualizada. Isso significa que nas pesquisas de corte
qualitativo não há preocupação em generalizar os achados”
(NEGRINE
apud
MOLINA e TRIVIÑOS, 1999, p. 61
)
. A partir
da natureza desse raciocínio palavras e temas geradores
6
6
Palavras e temas geradores são terminologias utilizadas por Paulo Freire
no processo de aprendizagem onde, inicia-se pelo levantamento do uni-
verso vocabular dos estudantes (codificação) e posteriormente realiza-se a
decodificação integrando o significado das palavras geradoras ao contex-
to, levantadas no universo vocabular dos documentos analisados.