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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

que relacionam Freire a cursos de alemão para trabalhado-

res estrangeiros. Estes textos destacam o conceito de

diálo-

go

entre professor/a e aluna/o baseado na relação diagonal

e dialógica.

A concepção de educação de Paulo Freire tem im-

portância, significado e sentido em um país desenvolvido

como a Alemanha? Podem suas ideias se adaptarem a tal

contexto? A estas perguntas os autores alemães respondem

de forma controversa. De um lado, autores como ROTHE

(1975) e FÜCHTNER (1994) são da opinião de que a teoria e

a concepção de educação de Freire são de fato do “tercei-

ro mundo”, surgidas e colocadas em prática em um deter-

minado contexto social, histórico e econômico e, portanto,

são céticos em relação a aplicabilidade destas ideias em paí-

ses do “primeiro mundo”. Porém, autores como e BENDIT

e HEIMBÜCHER (1977), SCHUBERT (1978) e HERNÁNDEZ

(1977) identificam nas ideias de Freire princípios e objetivos

universais que possibilitam sua interpretação e adaptação a

outros contextos.

Freire via a possibilidade de aplicação de suas ideias

pedagógicas em outros contextos de forma positiva, des-

de que esta aplicação não fosse uma “transplantação” de

ideias e práticas, mas sim uma espécie de

redescoberta

. Isto

é, a concepção pedagógica precisa

ser recriada

dentro do

contexto social, econômico, cultural e histórico em que se

dará, para, assim, corresponder a realidade e ser parte dela.

Segundo FREIRE (2000),

oprimido

não é um atributo do “ter-

ceiro mundo”, que aliás não é um conceito geográfico:

“O

terceiro mundo é a dependência, o silêncio, e a relação en-

tre primeiro e terceiro mundo é dialética: existe um terceiro

mundo dentro do primeiro tanto quanto existe um primeiro

mundo dentro do terceiro”.

(FREIRE, 1973, p. 37)

3

.

Para SCHUBERT (1998), a maior contribuição que as

ideias de Freire trouxe para a Alemanha reside justamente

no convite ao questionamento de que também dentro da

realidade economicamente favorecida há pessoas, cujo di-

3

Tradução da autora do texto original em alemão.