98
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
COWEN, R. Introdução: o nacional, o internacional e o glo-
bal. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, Andreas M.; UL-
TERHALTER, Elaine. (Orgs.)
Educação comparada: pa-
norama internacional e perspectivas
. v. 1. Brasilia,
Capes/ Unesco, 2012. p. 407-411.
_____.
A universidade e atuais desafios: mercado, mobi-
lidade e performatividade.
Organização de Luciola
Licinio de Castro Paixão Santos. 1. ed. Curitiba, Editora
CRV, 2013.
_____.
Problematizing (In) Equality
. Comparative and In-
ternational Education Society. 2017. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=NxI--yHI5w0&t= 4261s.Acesso em: 17 mar. 2017.
CUNHA, M. I. Qualidade da educação superior e a tensão en-
tre democratização e internacionalização na universi-
dade brasileira. In: CUNHA, M. I.
Internacionalização e
democratização: uma tensão na qualidade da edu-
cação superior.
São Leopoldo, Editora Oikos, 2016. p.
17-32.
FREIRE, Paulo.
Educação como prática de liberdade.
Rio de
Janeiro, Paz e Terra, 1967.
_____.
Ação cultural para a liberdade
. Rio de Janeiro, Paz e
Terra, 1981.
FORINTER.
Política de Relações Internacionais dos Insti-
tutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Brasília, FORINTER, 2009. Disponível em:
http://ifrs.edu. br/site/conteudo.php?cat=165&sub=2108.Acesso em:
01 maio 2017.
MOROSINI, M., BERTINATTI, N. & GOLEMBIEWSKI, L. Interna-
cionalização e permanência na Educação Superior: um
olhar voltado para o Ciência sem Fronteiras (Csf). In:
Conferência LatinoAmericana sobre el Abandono
en la Educación Superior – CLABES,
3. México, 2013.
Disponível em:
http://www.alfaguia.org/www-alfa/ images/ponencias/clabesIII/LT_3/ponencia_comple ta_183.pdf.Acesso em: 01 maio 2017.