84
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cação sob o olhar latino americano para construir e refletir
sobre as formas de superação de opressões (FREIRE, 1987)
de saber (o norte como referencial), de poder (como modelo
a ser seguido e obedecido) e ser (aculturação e identificação
do homem como centro).
REFERÊNCIAS:
CANDAU, Vera M. F.; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Edu-
cação na América Latina: Uma construção plural, origi-
nal e complexa.
Revista Diálogo Educação
. Curitiba,
v. 10, n. 29, p.151-169, 2010.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler
. São Paulo: Cor-
tez, 1989.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1987.
PAZ, Octavio.
O arco e a lira
. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y
América Latina. In: LANDER, Edgardo.
La colonialidad
del saber: eurocentrismo y ciencias sociales.
Pers-
pectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Gráficas y
Servicios, 2000, p.246.
STRECK, Danilo R.. (Org.).
Fontes da pedagogia latino-
-americana:
uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2010.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: pers-
pectivas críticas y políticas.
Visão Global
. Joaçaba, v.
15, n. 1-2, p. 61-74, 2012.