Table of Contents Table of Contents
Previous Page  84 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 84 / 2428 Next Page
Page Background

84

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cação sob o olhar latino americano para construir e refletir

sobre as formas de superação de opressões (FREIRE, 1987)

de saber (o norte como referencial), de poder (como modelo

a ser seguido e obedecido) e ser (aculturação e identificação

do homem como centro).

REFERÊNCIAS:

CANDAU, Vera M. F.; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Edu-

cação na América Latina: Uma construção plural, origi-

nal e complexa.

Revista Diálogo Educação

. Curitiba,

v. 10, n. 29, p.151-169, 2010.

FREIRE, Paulo.

A importância do ato de ler

. São Paulo: Cor-

tez, 1989.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1987.

PAZ, Octavio.

O arco e a lira

. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y

América Latina. In: LANDER, Edgardo.

La colonialidad

del saber: eurocentrismo y ciencias sociales.

Pers-

pectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Gráficas y

Servicios, 2000, p.246.

STRECK, Danilo R.. (Org.).

Fontes da pedagogia latino-

-americana:

uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica

Editora, 2010.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: pers-

pectivas críticas y políticas.

Visão Global

. Joaçaba, v.

15, n. 1-2, p. 61-74, 2012.