XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
63
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
CARTAS A OUTROS PROFESSORES
1
:
KUSCH, SARMIENTO E FREIRE
Daniela Corte Real
2
Carta a Rodolfo Kusch
Caro RK, não sei se compreendi o que você pretendia
quando trouxe para seus estudos a ideia da sedução da bar-
bárie entendida como o desejo proibido. Mas fiquei muito
feliz ao descobrir que temos muitos livros em comum em
nossas bibliotecas pessoais e que compartilhamos o gosto
por textos de Freire. Meu ‘amigo’ Paulo me diria que ficou
muito lisonjeado ao saber que você bebeu de sua fonte e
que a
Filosofia de
La Libertación
tem inspiração na Educação
como Prática da Liberdade.
Se tiver tempo e essa carta chegar até você gostaria
que falasse sobre a relação dialógica entre
pulcritud
e
hedor
.
Não sei se o medo de entendermos o que eles significam
é maior do que o medo de ‘sair da caverna’! Preciso dizer
que respirei quando ouvi que você respirou quando chegou
ao trabalho de Freire. Vê, nossas cartas se justificando pelo
discurso do outro.
Penso que trazer as discussões sobre o desenvolvi-
mento são significativas e que trabalhar com a educação
para o povo é algo que sempre me (e nos) provocou. Resta
perguntar: A quem interessa educar o povo? Educar o povo
1
Este texto foi escrito durante as
Jornadas Interuniversitarias de Pos Gra-
dos en Educacion: Educacion y emancipación en el pensamiento latinoa-
mericano
(Tandil/Argentina) em 2017. Naquela ocasião os pesquisadores
e professores da
Universidad Nacional Del Centro de La Provincia
de Bue-
nos Aires (UNICEN) apresentaram alguns autores argentinos da área da
educação e solicitaram aos pesquisadores brasileiros que apresentassem
trabalhos, exclusivamente, sobre Paulo Freire. Essa carta nasce a partir das
possibilidades de diálogo entre esses autores e Freire.
2
Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE), bolsista CAPES/PROSUC,
dcreal@ucs.br.