XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
59
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
referentes aos processos de mudança que estavam acon-
tecendo, buscando desafiar os/as alfabetizandos/as a criar
uma leitura de mundo genuinamente crítica, estimulando a
oralidade e sua consequente escrita. Ambos os projetos par-
tiam de uma abordagem na qual se valorizava a criação por
parte dos indivíduos, que a partir de sua leitura do mundo,
se colocavam enquanto sujeitos na leitura da palavra.
Considerações finais
O presente trabalho, contribuí com uma análise da vi-
são de mundo de Paulo Freire em relação com práticas in-
ternacionais. É importante salientar que a pesquisa realizada
abre precedentes para desdobramentos e utilização de ou-
tras fontes como: o manual do alfabetizador
alfabeticemos
,
também sendo um referencial na Campanha, e a as ideias de
José Martí, um educador popular cubano que influenciou e
influencia os processos educacionais em Cuba, em compa-
ração com Freire.
A
palavramundo
de Freire
consiste no conhecimento
que o alfabetizando traz consigo da realidade em que vive,
ou seja, uma prática alfabetizadora fundada no exercício
da curiosidade e da apreensão do significado e do sentido
existencial da palavra, no mundo e na vida cotidiana. Este
conceito se materializa de forma concreta na Campanha de
Alfabetização no conteúdo das leituras que eram trabalha-
das na cartilha, criadora de discussões com uma linguagem
conscientizadora.
O projeto de educação das massas estava inserido em
um projeto de sociedade futura, com o objetivo de alfabeti-
zar com a esperança de uma realidade melhor. Para isso era
preciso que os camponeses\as e operários\as não-letrados/
as, conhecessem a sua realidade, e com isso, se colocassem
como parte da Revolução. O método Paulo Freire, da mesma
forma, está voltado para uma educação para a libertação
dos oprimidos. A leitura de mundo é essencial para a leitura
da palavra, pois a conscientização do indivíduo estava in-
trinsecamente ligada às suas experiências.