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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

referentes aos processos de mudança que estavam acon-

tecendo, buscando desafiar os/as alfabetizandos/as a criar

uma leitura de mundo genuinamente crítica, estimulando a

oralidade e sua consequente escrita. Ambos os projetos par-

tiam de uma abordagem na qual se valorizava a criação por

parte dos indivíduos, que a partir de sua leitura do mundo,

se colocavam enquanto sujeitos na leitura da palavra.

Considerações finais

O presente trabalho, contribuí com uma análise da vi-

são de mundo de Paulo Freire em relação com práticas in-

ternacionais. É importante salientar que a pesquisa realizada

abre precedentes para desdobramentos e utilização de ou-

tras fontes como: o manual do alfabetizador

alfabeticemos

,

também sendo um referencial na Campanha, e a as ideias de

José Martí, um educador popular cubano que influenciou e

influencia os processos educacionais em Cuba, em compa-

ração com Freire.

A

palavramundo

de Freire

consiste no conhecimento

que o alfabetizando traz consigo da realidade em que vive,

ou seja, uma prática alfabetizadora fundada no exercício

da curiosidade e da apreensão do significado e do sentido

existencial da palavra, no mundo e na vida cotidiana. Este

conceito se materializa de forma concreta na Campanha de

Alfabetização no conteúdo das leituras que eram trabalha-

das na cartilha, criadora de discussões com uma linguagem

conscientizadora.

O projeto de educação das massas estava inserido em

um projeto de sociedade futura, com o objetivo de alfabeti-

zar com a esperança de uma realidade melhor. Para isso era

preciso que os camponeses\as e operários\as não-letrados/

as, conhecessem a sua realidade, e com isso, se colocassem

como parte da Revolução. O método Paulo Freire, da mesma

forma, está voltado para uma educação para a libertação

dos oprimidos. A leitura de mundo é essencial para a leitura

da palavra, pois a conscientização do indivíduo estava in-

trinsecamente ligada às suas experiências.