Table of Contents Table of Contents
Previous Page  54 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 54 / 2428 Next Page
Page Background

54

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Cerca de 80% dos soldados do Exército Rebelde

eram analfabetos no início da guerrilha, o que tor-

nava esse trabalho essencial. O fato de se estender

a alfabetização para a população dos territórios

ocupados, trabalhadores rurais e seus filhos e filhas

tinha também um sentido político: além de divulgar

as idéias da revolução, ampliava a confiança da po-

pulação em relação aos guerrilheiros (p.29).

Com isso, as pessoas que entravam em contato com

os revolucionários, percebiam que a importância da educa-

ção não era apenas no discurso, mas que os guerrilheiros já

a priorizavam.

A idealização da Campanha logo após a tomada do

poder, revela como a questão da alfabetização era funda-

mental para o projeto de uma nova sociedade, assim como

pensava José Martí na segunda metade do século XIX. Sua

metodologia foi coerente com esse projeto, buscando a

transformação social que, junto às reformas urbana e agrá-

ria, bem como a estatização dos bancos, consolidaram as

bases para que um processo revolucionário fosse possível,

rompendo com algumas estruturas opressoras que antes

estavam em vigor.

As palavras utilizadas para alfabetizar estavam intima-

mente vinculadas a ação revolucionária. A educação não foi

apenas uma meta da Revolução, mas sim a sua extensão,

por esse motivo, por vezes, era a Campanha que a impul-

sionava, com caráter essencialmente democrático e descen-

tralizado. A ação do povo na construção desse projeto foi

fundamental. As organizações de massas faziam parte da

Comissão Nacional de Alfabetização que garantia a qualida-

de dos trabalhos, a descentralização se efetivava através da

participação ativa da sociedade nas Comissões Municipais e

nas subcomissões de bairros.

Percebemos neste processo um vínculo entre ação re-

volucionária e alfabetização. Este vínculo tinha por objetivo,

além de alfabetizar uma grande parcela da população, fazer

com que a mesma se engajasse no movimento revolucio-

nário, tornando-o ainda mais democrático e popular. Além