54
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Cerca de 80% dos soldados do Exército Rebelde
eram analfabetos no início da guerrilha, o que tor-
nava esse trabalho essencial. O fato de se estender
a alfabetização para a população dos territórios
ocupados, trabalhadores rurais e seus filhos e filhas
tinha também um sentido político: além de divulgar
as idéias da revolução, ampliava a confiança da po-
pulação em relação aos guerrilheiros (p.29).
Com isso, as pessoas que entravam em contato com
os revolucionários, percebiam que a importância da educa-
ção não era apenas no discurso, mas que os guerrilheiros já
a priorizavam.
A idealização da Campanha logo após a tomada do
poder, revela como a questão da alfabetização era funda-
mental para o projeto de uma nova sociedade, assim como
pensava José Martí na segunda metade do século XIX. Sua
metodologia foi coerente com esse projeto, buscando a
transformação social que, junto às reformas urbana e agrá-
ria, bem como a estatização dos bancos, consolidaram as
bases para que um processo revolucionário fosse possível,
rompendo com algumas estruturas opressoras que antes
estavam em vigor.
As palavras utilizadas para alfabetizar estavam intima-
mente vinculadas a ação revolucionária. A educação não foi
apenas uma meta da Revolução, mas sim a sua extensão,
por esse motivo, por vezes, era a Campanha que a impul-
sionava, com caráter essencialmente democrático e descen-
tralizado. A ação do povo na construção desse projeto foi
fundamental. As organizações de massas faziam parte da
Comissão Nacional de Alfabetização que garantia a qualida-
de dos trabalhos, a descentralização se efetivava através da
participação ativa da sociedade nas Comissões Municipais e
nas subcomissões de bairros.
Percebemos neste processo um vínculo entre ação re-
volucionária e alfabetização. Este vínculo tinha por objetivo,
além de alfabetizar uma grande parcela da população, fazer
com que a mesma se engajasse no movimento revolucio-
nário, tornando-o ainda mais democrático e popular. Além