Table of Contents Table of Contents
Previous Page  51 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 51 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

51

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

todo, influenciando consideravelmente neste; a existência

de um diálogo e de uma admiração nas obras de Freire para

com a Revolução Cubana e seu processo educacional; pela

proximidade de sua visão de mundo com as práticas revo-

lucionárias, assim como sua condição de dialogante com as

lutas dos “esfarrapados do mundo”.

Cuba é citada diversas vezes nos livros de Freire, como

nas obras:

Pedagogia: diálogo e conflito

(1986),

Pedagogia

da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimi-

do

(1982)

, Conscientização

(1921)

, Pedagogia da Indignação

(2000)

, Ação Cultural para a Liberdade

(1976),

Pedagogia do

Oprimido

(1968)

e

Por uma Pedagogia da Pergunta

(1985)

.

Isto posto, temos por objetivo apontar quais são as

proximidades do método utilizado na campanha de alfa-

betização cubana e o conceito freireano de

palavramun-

do

. Utilizaremos o enfoque qualitativo que, interpretando e

analisando a bibliografia, utilizamos como fonte além das

obras de Paulo Freire, o livro de Vera Peroni, A Campanha

de Alfabetização em Cuba (2006), e o artigo Alfabetização

de jovens e adultos: desafios do século 21 (2003) de Celso

de Rui Beisiegel, que trazem excertos e reflexões da/sobre

a cartilha Venceremos que era destinada aos/às alfabetizan-

dos/as durante o processo educacional cubano, com o ob-

jetivo de estabelecer relações entre: sua criação, seus temas

e suas abordagens com a palavramundo.

A organização dos dados “se desenvolve em interação

dinâmica retroalimentando-se, reformulando-se constante-

mente [...] a Coleta de Dados num instante deixa de

ser tal e

é Análise de Dados, e esta, em seguida, é veículo para nova

busca de informações” (TRIVINÕS, 1987, p. 137)

.

Assim, a pesquisa foi construída com o objetivo de

compreender e analisar as proximidades do método utili-

zado na campanha de alfabetização cubana com o conceito

freireano de

palavramundo

, trazendo reflexões importantes

para nossa compreensão em torno dos temas de nossa for-

mação acadêmica que percorre os caminhos da Educação

Popular