XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
todo, influenciando consideravelmente neste; a existência
de um diálogo e de uma admiração nas obras de Freire para
com a Revolução Cubana e seu processo educacional; pela
proximidade de sua visão de mundo com as práticas revo-
lucionárias, assim como sua condição de dialogante com as
lutas dos “esfarrapados do mundo”.
Cuba é citada diversas vezes nos livros de Freire, como
nas obras:
Pedagogia: diálogo e conflito
(1986),
Pedagogia
da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimi-
do
(1982)
, Conscientização
(1921)
, Pedagogia da Indignação
(2000)
, Ação Cultural para a Liberdade
(1976),
Pedagogia do
Oprimido
(1968)
e
Por uma Pedagogia da Pergunta
(1985)
.
Isto posto, temos por objetivo apontar quais são as
proximidades do método utilizado na campanha de alfa-
betização cubana e o conceito freireano de
palavramun-
do
. Utilizaremos o enfoque qualitativo que, interpretando e
analisando a bibliografia, utilizamos como fonte além das
obras de Paulo Freire, o livro de Vera Peroni, A Campanha
de Alfabetização em Cuba (2006), e o artigo Alfabetização
de jovens e adultos: desafios do século 21 (2003) de Celso
de Rui Beisiegel, que trazem excertos e reflexões da/sobre
a cartilha Venceremos que era destinada aos/às alfabetizan-
dos/as durante o processo educacional cubano, com o ob-
jetivo de estabelecer relações entre: sua criação, seus temas
e suas abordagens com a palavramundo.
A organização dos dados “se desenvolve em interação
dinâmica retroalimentando-se, reformulando-se constante-
mente [...] a Coleta de Dados num instante deixa de
ser tal e
é Análise de Dados, e esta, em seguida, é veículo para nova
busca de informações” (TRIVINÕS, 1987, p. 137)
.
Assim, a pesquisa foi construída com o objetivo de
compreender e analisar as proximidades do método utili-
zado na campanha de alfabetização cubana com o conceito
freireano de
palavramundo
, trazendo reflexões importantes
para nossa compreensão em torno dos temas de nossa for-
mação acadêmica que percorre os caminhos da Educação
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