Table of Contents Table of Contents
Previous Page  46 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 46 / 2428 Next Page
Page Background

46

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Diferente do momento que vivenciamos no Brasil a

experiência que presencie do Governo da Nicarágua car-

regada de protagonismo, demonstra que nesse momento

esse país tem uma grande abertura democrática e tem uma

proposta de educação associado com um projeto de nação

na busca de ampliação de direitos dentre eles o direito a

educação. Esses elementos apresentam forte indicativos de

uma educação problematizadora-libertadora e por decor-

rência humanizadora. Quero reforçar que essa experiência

com tamanho

protagonismo

serve sim de referência positiva

e de orientação para tantas nações que caíram no

canto da

sereia da lógica neoliberal

. Nesse sentido 20 anos após a sua

morte Paulo Freire revive em terras Nicaraguenses.

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

. 14. ed. São Paulo:

Paz e terra, 2000.

FREIRE, Paulo.

Política e Educação

. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia

: Saberes necessá-

rios à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra,

1996.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Indignação

: cartas pedagógi-

cas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido.

13. ed. Rio de Janei-

ro: Editora Paz e Terra, 1984.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido.

Rio de Janeiro: Edi-

tora Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo.

Educação e Mudança

. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1979.

FREIRE, Paulo.

Educação como Prática da Liberdade

. Rio

de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

PEREIRA, Vilmar Alves Pereira, RINALDI, Graziela, da Rosa.

A

atualidade da categoria Diálogo em Freire em tem-

pos de “Escola sem partido”.

Disponível em:

<https:// www.seer.furg.br/remea/article/viewFile/6895/4518>

Acesso em 22/08/2017.