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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Diferente do momento que vivenciamos no Brasil a
experiência que presencie do Governo da Nicarágua car-
regada de protagonismo, demonstra que nesse momento
esse país tem uma grande abertura democrática e tem uma
proposta de educação associado com um projeto de nação
na busca de ampliação de direitos dentre eles o direito a
educação. Esses elementos apresentam forte indicativos de
uma educação problematizadora-libertadora e por decor-
rência humanizadora. Quero reforçar que essa experiência
com tamanho
protagonismo
serve sim de referência positiva
e de orientação para tantas nações que caíram no
canto da
sereia da lógica neoliberal
. Nesse sentido 20 anos após a sua
morte Paulo Freire revive em terras Nicaraguenses.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
. 14. ed. São Paulo:
Paz e terra, 2000.
FREIRE, Paulo.
Política e Educação
. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia
: Saberes necessá-
rios à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra,
1996.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Indignação
: cartas pedagógi-
cas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido.
13. ed. Rio de Janei-
ro: Editora Paz e Terra, 1984.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido.
Rio de Janeiro: Edi-
tora Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo.
Educação e Mudança
. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1979.
FREIRE, Paulo.
Educação como Prática da Liberdade
. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
PEREIRA, Vilmar Alves Pereira, RINALDI, Graziela, da Rosa.
A
atualidade da categoria Diálogo em Freire em tem-
pos de “Escola sem partido”.
Disponível em:
<https:// www.seer.furg.br/remea/article/viewFile/6895/4518>Acesso em 22/08/2017.