XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
41
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
A INTERNACIONALIZAÇÃO PELO
HORIZONTE DA EDUCAÇÃO POPULAR
NUMA EXPERIÊNCIA BRASIL-NICARÁGUA
Vilmar Alves Pereira
1
Palavras-chave:
Internacionalização.
Formação de profes-
sores. Paulo Freire. Nicarágua.
Carta pedagógica:
Inicio esta carta com uma intenção e esforço de poder
traduzir um pouco de uma experiência de internacionaliza-
ção muito significativa pelo horizonte das epistemologias
populares mas especificamente da Educação Popular na
perspectiva freiriana vivenciada na América central. É sabi-
do por todos nós que 2016 é ano que ainda não terminou
pela extensão de um golpe que feriu densamente e continua
feriando uma nação de mais de 200 milhões de habitantes.
Nesse mesmo ano ainda indignados aceitamos o desafio em
Jaguarão de sediar a XIX edição do Fórum de Estudos: leitu-
ras de Paulo Freire em Rio Grande. Acolhemos essa proposta
até como uma necessidade ontológica de nos reunirmos e
podermos buscar alternativas coletivas para enfrentamento
do golpe. Definimos coletivamente por trabalhar a temática
das Pedagogias na Luta contra as opressões motivadas pelo
belo texto do grande educador Balduíno Andreola Sobre as
Dimensões Antropológicas e Ontológicas das Opressões.
Foi com esse texto que sustentamos a temática geradora do
evento entre os dias 01 a 03 de junho de 2017.
O frio da invernilha sulina trouxe a aridez da continui-
dade do golpe demonstrada por uma série de medidas que
1
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Prof. Dr. em Educação, coor-
denador do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Líder do
Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular
– GEFEAP. E-mail:
vilmar1972@gmail.com