Table of Contents Table of Contents
Previous Page  41 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 41 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

41

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

A INTERNACIONALIZAÇÃO PELO

HORIZONTE DA EDUCAÇÃO POPULAR

NUMA EXPERIÊNCIA BRASIL-NICARÁGUA

Vilmar Alves Pereira

1

Palavras-chave:

Internacionalização.

Formação de profes-

sores. Paulo Freire. Nicarágua.

Carta pedagógica:

Inicio esta carta com uma intenção e esforço de poder

traduzir um pouco de uma experiência de internacionaliza-

ção muito significativa pelo horizonte das epistemologias

populares mas especificamente da Educação Popular na

perspectiva freiriana vivenciada na América central. É sabi-

do por todos nós que 2016 é ano que ainda não terminou

pela extensão de um golpe que feriu densamente e continua

feriando uma nação de mais de 200 milhões de habitantes.

Nesse mesmo ano ainda indignados aceitamos o desafio em

Jaguarão de sediar a XIX edição do Fórum de Estudos: leitu-

ras de Paulo Freire em Rio Grande. Acolhemos essa proposta

até como uma necessidade ontológica de nos reunirmos e

podermos buscar alternativas coletivas para enfrentamento

do golpe. Definimos coletivamente por trabalhar a temática

das Pedagogias na Luta contra as opressões motivadas pelo

belo texto do grande educador Balduíno Andreola Sobre as

Dimensões Antropológicas e Ontológicas das Opressões.

Foi com esse texto que sustentamos a temática geradora do

evento entre os dias 01 a 03 de junho de 2017.

O frio da invernilha sulina trouxe a aridez da continui-

dade do golpe demonstrada por uma série de medidas que

1

Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Prof. Dr. em Educação, coor-

denador do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Líder do

Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular

– GEFEAP. E-mail:

vilmar1972@gmail.com