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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de trabalho”. Questiono: existem diferenças entre educar
para o mercado de trabalho e educar para o mundo do
trabalho? O mesmo pode ocorrer em relação, por exem-
plo, ao desenvolvimento sustentável. Que sustentabilidade
é essa? Econômica? Ou socioambiental? E a inovação? Que
significa? Inovar para mudar apenas a forma e inovar para
empreender financeiramente.
E
o debate tão acolhido na
América latina sobre educar por competência e habilidades
visando a excelência. Quem almeja esse sujeito competen-
te? Que mercado é esse para esse sujeito habilidoso? Que
habilidade é essa? E que discurso de excelência é esse?
Meritocrático? Ou excelência nas relações sócio-culturais
que valorizem nosso protagonismo? O mesmo pode ocor-
rer com a idéia essencialista de talento: as pessoas pos-
suem talento ou potencialidades? Fiz essa problematização
não com intuito de esgotar a questão, mas ao contrário
para que possamos refletir sobre o uso de expressões que
chegam até nós pelo endereçamento do paradigma neo-
liberal. Em minha compreensão necessitamos de ter certo
cuidado para não cairmos numa perspectiva que reprodu-
za e que reforce apenas esse discurso.
Reforcei a nossa condição de que esses são tempos
em que vivenciamos cotidianamente os sintomas de inúme-
ras crises. Crise do sistema capitalista, de paradigmas, cri-
se ontológica de esvaziamento do ser, crise nas sociedades
que se propuseram ser democráticas e por decorrência uma
profunda crise política, crise na dimensão ética e crise na
educação. Tempos de golpe no Brasil e no mundo onde as
novas ondas de conservadorismo mostram sem disfarces as
suas faces. Do
Movimento Dogma
a
lei da Mordaça
a
Escola
Sem Partido
somos violentados no encolhimento de nossos
direitos de forma opressora, pois já não querem mais nem
permitir que tenhamos o direito de dizer a palavra.
Também afirmei que é nesse tempo presente, que se
torna ainda mais fundamental percebermos de que lado
estamos: com os
diferentes
o com os
antagônicos
. São tem-
pos de reflexões profundas sobre a forma como condu-