Table of Contents Table of Contents
Previous Page  42 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 42 / 2428 Next Page
Page Background

42

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

buscam na sua maioria encolher a vida e reforçar a premissa

de um povo que vive cotidianamente os vestígios e conse-

quências de uma democracia em risco. No entanto após o

evento estávamos com mais forças coletivas para enfren-

tarmos um inverno rigoroso almejando uma primavera de

esperanças.

Continuando com densos movimentos em agosto re-

cebi o honroso convite para participar do

III Foro Internacio-

nal de Formación y Desarrollo Docente desde “lainnovación

y creatividad para laeducación integral y de calidad”,

orga-

nizado pelo Ministério da Educação da Nicarágua – Mined

- na cidade de Manágua. Ficamos sabendo mais tarde que

o referido convite veio após o ministro da Educação da Ni-

carágua ter solicitado a um estudante de Pós-Graduação no

Programa Pós Graduação em Educação Ambiental da Furg

e que quando aqui esteve 2014 e 2015 participou conosco

das edições do Fórum e das edições do Seminário Diálogos

com Paulo Freire.

Muito honrado com o convite e sabendo necessidade

do País que discutisse a partir do horizonte da Educação Po-

pular viajamos a Nicarágua eu e minha colega de instituto

Professora Claudia Cousin. Ela foi com a incumbência em

discutir sobre Pertencimento e eu sobre desafios a formação

do educador na perspectiva freiriana. Para minha fala orga-

nizei a minha fala da seguinte maneira: num primeiro mo-

mento estabeleci problematizações sobre o contexto atual

e a lógica neoliberal na educação. Associei a essa proble-

matização mais questionamentos sobre a formação política

do educador popular e os compromissos que dela decorre;

Num segundo, apresentei fundamentos teóricos sobre o pa-

radigma de educação que está internalizado em nossas tra-

jetórias formativas e nossa constituição docente (Paradig-

ma Positivista); num terceiro apresento desafios à formação

docente tendo por referência o contexto atual brasileiro de

golpe político com suas implicância diretas de encolhimento

de direitos na educação e o contexto da Nicarágua de am-

pliação do direito a educação, de protagonismo dos sujeitos