42
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
buscam na sua maioria encolher a vida e reforçar a premissa
de um povo que vive cotidianamente os vestígios e conse-
quências de uma democracia em risco. No entanto após o
evento estávamos com mais forças coletivas para enfren-
tarmos um inverno rigoroso almejando uma primavera de
esperanças.
Continuando com densos movimentos em agosto re-
cebi o honroso convite para participar do
III Foro Internacio-
nal de Formación y Desarrollo Docente desde “lainnovación
y creatividad para laeducación integral y de calidad”,
orga-
nizado pelo Ministério da Educação da Nicarágua – Mined
- na cidade de Manágua. Ficamos sabendo mais tarde que
o referido convite veio após o ministro da Educação da Ni-
carágua ter solicitado a um estudante de Pós-Graduação no
Programa Pós Graduação em Educação Ambiental da Furg
e que quando aqui esteve 2014 e 2015 participou conosco
das edições do Fórum e das edições do Seminário Diálogos
com Paulo Freire.
Muito honrado com o convite e sabendo necessidade
do País que discutisse a partir do horizonte da Educação Po-
pular viajamos a Nicarágua eu e minha colega de instituto
Professora Claudia Cousin. Ela foi com a incumbência em
discutir sobre Pertencimento e eu sobre desafios a formação
do educador na perspectiva freiriana. Para minha fala orga-
nizei a minha fala da seguinte maneira: num primeiro mo-
mento estabeleci problematizações sobre o contexto atual
e a lógica neoliberal na educação. Associei a essa proble-
matização mais questionamentos sobre a formação política
do educador popular e os compromissos que dela decorre;
Num segundo, apresentei fundamentos teóricos sobre o pa-
radigma de educação que está internalizado em nossas tra-
jetórias formativas e nossa constituição docente (Paradig-
ma Positivista); num terceiro apresento desafios à formação
docente tendo por referência o contexto atual brasileiro de
golpe político com suas implicância diretas de encolhimento
de direitos na educação e o contexto da Nicarágua de am-
pliação do direito a educação, de protagonismo dos sujeitos