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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dos saberes dos/as alfabetizandos/as, potencializando sua
criatividade para a compreensão das palavras no mundo: “...
sempre vi na alfabetização de adultos como um ato político
e um ato de conhecimento, por isso mesmo, como um ato
criador. Para mim seria impossível engajar-me num trabalho
de memorização mecânica dos ba-be-bi-bo-bu, dos la-le-li-
-lo-lu.” (FREIRE, 1989, p.13).
O processo de ler, portanto é uma prática social inse-
rida em na sociedade. Claro que o ato de ler, deste ponto
de vista, não é uma ação permitida a todos de forma ho-
mogênea. Isto é, está mediado pelas relações de produção
e também de colonização do pensamento. Numa socieda-
de capitalista antagonicamente dividida em classes sociais,
não há uma apropriação igualitária do patrimônio cultural
da humanidade, implicando dentre outras coisas o fato de
que o domínio da técnica da leitura e escrita encontra-se
irregularmente distribuído.
Dito isto, Freire também coloca que: “Só existe saber
na invenção, na reiteração, na busca inquieta, impaciente,
permanente, que os homens fazem no mundo, com o mun-
do e com os outros” (2016, p. 81). Nesse sentido, em cuba
no desenvolvimento das metodologias e das cartilhas para
a campanha de alfabetização, os objetivos quanto aos/às
alfabetizandos/as eram muito próximos deste pensamen-
to. Segundo Rojas, que trabalhou na elaboração da cartilha
Venceremos
, estes objetivos eram:
Despertar o desejo de aprender a ler e escrever;
Desenvolver habilidades na formação, leitura e es-
crita de sílabas, palavras e orações; Desenvolver a
expressão oral mediante diálogos sobre temas de
interesse e, desta forma, contribuir para eliminar a
timidez natural do adulto analfabeto; Desenvolver a
capacidade de compreensão do que leu; Desenvol-
ver habilidades de escrita com a letra cursiva; Con-
tribuir para o desenvolvimento da capacidade in-
dispensável de interpretar adequadamente o meio
econômico/político/social em que vivia e o mo-
mento histórico que atravessava a pátria; Desen-
volver sentimentos de solidariedade, de compreen-