Table of Contents Table of Contents
Previous Page  56 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 56 / 2428 Next Page
Page Background

56

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dos saberes dos/as alfabetizandos/as, potencializando sua

criatividade para a compreensão das palavras no mundo: “...

sempre vi na alfabetização de adultos como um ato político

e um ato de conhecimento, por isso mesmo, como um ato

criador. Para mim seria impossível engajar-me num trabalho

de memorização mecânica dos ba-be-bi-bo-bu, dos la-le-li-

-lo-lu.” (FREIRE, 1989, p.13).

O processo de ler, portanto é uma prática social inse-

rida em na sociedade. Claro que o ato de ler, deste ponto

de vista, não é uma ação permitida a todos de forma ho-

mogênea. Isto é, está mediado pelas relações de produção

e também de colonização do pensamento. Numa socieda-

de capitalista antagonicamente dividida em classes sociais,

não há uma apropriação igualitária do patrimônio cultural

da humanidade, implicando dentre outras coisas o fato de

que o domínio da técnica da leitura e escrita encontra-se

irregularmente distribuído.

Dito isto, Freire também coloca que: “Só existe saber

na invenção, na reiteração, na busca inquieta, impaciente,

permanente, que os homens fazem no mundo, com o mun-

do e com os outros” (2016, p. 81). Nesse sentido, em cuba

no desenvolvimento das metodologias e das cartilhas para

a campanha de alfabetização, os objetivos quanto aos/às

alfabetizandos/as eram muito próximos deste pensamen-

to. Segundo Rojas, que trabalhou na elaboração da cartilha

Venceremos

, estes objetivos eram:

Despertar o desejo de aprender a ler e escrever;

Desenvolver habilidades na formação, leitura e es-

crita de sílabas, palavras e orações; Desenvolver a

expressão oral mediante diálogos sobre temas de

interesse e, desta forma, contribuir para eliminar a

timidez natural do adulto analfabeto; Desenvolver a

capacidade de compreensão do que leu; Desenvol-

ver habilidades de escrita com a letra cursiva; Con-

tribuir para o desenvolvimento da capacidade in-

dispensável de interpretar adequadamente o meio

econômico/político/social em que vivia e o mo-

mento histórico que atravessava a pátria; Desen-

volver sentimentos de solidariedade, de compreen-