XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
61
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
REFERÊNCIAS:
BEISIEGEL, C. R. Alfabetização de jovens e adultos: desafios
do século 21.
Revista brasileira de Estudos pedagó-
gicos.
Brasília, v. 84, n. 206/207/208, p. 34-42, jan./dez.
2003.
FREIRE, Paulo
. A importância do ato de ler:
em três artigos
que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associa-
dos: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo.
Ação Cultural para a Liberdade e outros
escritos.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, Paulo.
Conscientização:
teoria e prática da liberta-
ção: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.
São Paulo: Cortez & Moraes, 1979 (Original de 1921).
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Esperança
: um reencontro
com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1992.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Indignação
:
cartas pedagógi-
cas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Tolerância
.
Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo
. Pedagogia do oprimido
.
New York: Herder
& Herder, 1970 (manuscrito em português de 1968).
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
.
62. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio.
Por uma Pedagogia da
Pergunta
.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio.
Peda-
gogia:
diálogo e conflito. São Paulo: Cortez Editora –
Autores Associados, 1986.
GIAMBIAGI, Irene.
A
Campanha Nacional de Alfabetização
em Cuba:
uma estratégia bem-sucedida de combate
ao analfabetismo. Niterói, 1992. Dissertação de Mes-
trado em Educação
– Faculdade de Educação, Univer-
sidade Federal Fluminense.