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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dos/as alfabetizandos/as e ao tema. Por exemplo: no segun-

do tema, o Instituto de Reforma Agrária (INRA), é introduzi-

do pela fotografia de um trabalhador conduzindo um trator

numa área rural. O tema da cooperativa era trabalhado na

cartilha, na qual possuía citações de Fidel Castro, Raul Cas-

tro, entre outros. “Os conteúdos eram associados às mu-

danças que estariam sendo introduzidas nas condições de

existência da população e às necessidades de afirmação e

defesa do processo revolucionário” (BEISIEGEL, 2003, p.37).

Exemplos da cartilha cubana podem ser comparados

com os cadernos de cultura popular utilizadas no proces-

so de alfabetização em São Tomé e Príncipe, no qual Paulo

Freire foi apoiador, participando efetivamente desta cam-

panha. Como podemos ver no livro

A importância do ato de

ler: em três artigos que se completam

(1989), Freire relata a

experiência no país africano, apresentando trechos dos ca-

dernos de cultura para embasar seu pensamento filosófico

acerca da importância da ação, a prática social como ação

educativa. As lições também eram introduzidas por imagens

e textos didáticos associados aos/às alfabetizandos/as e ao

momento histórico do país. Vejamos este trecho de um ca-

derno de cultura citado na obra:

Antes da independência, a maioria do nosso Povo

não tinha escolas. As roças, com suas terras de

plantar, pertenciam aos colonizadores. O produto

de nosso trabalho era deles também. Com a Inde-

pendência, tudo está ficando diferente. Temos mais

escolas para nossas crianças e o Povo começou a

estudar (FREIRE, 1989, p.28).

É importante esclarecer que a comparação dos cader-

nos de cultura com a cartilha

Venceremos

, é proposta neste

trabalho com o intuito de responder ao objetivo em relação

às proximidades do pensamento freireano com a campa-

nha cubana. Podemos perceber similaridades entre a car-

tilha e os cadernos utilizados em São Tomé e Príncipe tam-

bém. Ambos os materiais tinham por objetivo um projeto de

construção da sociedade futura. Para isso utilizavam temas