58
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dos/as alfabetizandos/as e ao tema. Por exemplo: no segun-
do tema, o Instituto de Reforma Agrária (INRA), é introduzi-
do pela fotografia de um trabalhador conduzindo um trator
numa área rural. O tema da cooperativa era trabalhado na
cartilha, na qual possuía citações de Fidel Castro, Raul Cas-
tro, entre outros. “Os conteúdos eram associados às mu-
danças que estariam sendo introduzidas nas condições de
existência da população e às necessidades de afirmação e
defesa do processo revolucionário” (BEISIEGEL, 2003, p.37).
Exemplos da cartilha cubana podem ser comparados
com os cadernos de cultura popular utilizadas no proces-
so de alfabetização em São Tomé e Príncipe, no qual Paulo
Freire foi apoiador, participando efetivamente desta cam-
panha. Como podemos ver no livro
A importância do ato de
ler: em três artigos que se completam
(1989), Freire relata a
experiência no país africano, apresentando trechos dos ca-
dernos de cultura para embasar seu pensamento filosófico
acerca da importância da ação, a prática social como ação
educativa. As lições também eram introduzidas por imagens
e textos didáticos associados aos/às alfabetizandos/as e ao
momento histórico do país. Vejamos este trecho de um ca-
derno de cultura citado na obra:
Antes da independência, a maioria do nosso Povo
não tinha escolas. As roças, com suas terras de
plantar, pertenciam aos colonizadores. O produto
de nosso trabalho era deles também. Com a Inde-
pendência, tudo está ficando diferente. Temos mais
escolas para nossas crianças e o Povo começou a
estudar (FREIRE, 1989, p.28).
É importante esclarecer que a comparação dos cader-
nos de cultura com a cartilha
Venceremos
, é proposta neste
trabalho com o intuito de responder ao objetivo em relação
às proximidades do pensamento freireano com a campa-
nha cubana. Podemos perceber similaridades entre a car-
tilha e os cadernos utilizados em São Tomé e Príncipe tam-
bém. Ambos os materiais tinham por objetivo um projeto de
construção da sociedade futura. Para isso utilizavam temas