XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
são de seu papel histórico, de dono da nova vida;
Contribuir para a unificação da vida geral do país,
por ser um fator de integração política dos distintos
setores da população (apud PERONI, 2006, p. 52).
Além da proximidade dos objetivos com o pensa-
mento freireano, o conteúdo e os textos da cartilha foram
produzidos com base em aspectos políticos e psicossociais.
Político no sentido de que não há prática pedagógica des-
colada da realidade. Assim, os conteúdos foram escolhidos
segundo o momento histórico pelo qual a ilha passava,
abordando, por exemplo, as mudanças de estrutura que ali
ocorriam. E psicossociais, pois a elaboração do material le-
vou em conta a participação de muitos/as camponeses/as
no período insurrecional e um levantamento previamente
realizado do vocabulário dos/as alfabetizandos/as.
Tomando por base todos estes fatores, foi compos-
ta a cartilha, contendo quinze temas: 1. OEA (Or-
ganização de Estados Americanos); 2. Inra (Instituto
de Reforma Agrária); 3. La Cooperativa de Reforma
Agrária; 4. La tierra; 5. Los Pescadores Cubanos; 6.
La tienda del pueblo; 7. Cada cubano dueño de su
casa; 8. Um pueblo sano en una Cuba libre; 9. Init
(Instituto Nacional da Indústria Turística); 10. Las
Milicias; 11. La Revolución gana todas las batallas;
12. El pueblo trabaja; 13. Cuba no esta sola; 14. El
año de la Educación; 15. Poesía y alfabeto (PERONI,
2006, p.53).
A investigação do universo vocabular do povo e sua
transformação em palavras geradoras é um processo tam-
bém defendido e praticado por Paulo Freire em suas expe-
riências pedagógicas. A pesquisa deste universo segundo
Freire “dava assim as palavras do Povo, grávidas de mun-
do” (FREIRE, 1989 p. 13). São palavras vindas através da lei-
tura do mundo dos grupos populares. E depois, voltavam
a eles, inseridas nas codificações, que são representações
da realidade.
As lições da cartilha
Venceremos
são sempre introdu-
zidas por uma fotografia associada à experiência existencial