Table of Contents Table of Contents
Previous Page  57 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 57 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

57

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

são de seu papel histórico, de dono da nova vida;

Contribuir para a unificação da vida geral do país,

por ser um fator de integração política dos distintos

setores da população (apud PERONI, 2006, p. 52).

Além da proximidade dos objetivos com o pensa-

mento freireano, o conteúdo e os textos da cartilha foram

produzidos com base em aspectos políticos e psicossociais.

Político no sentido de que não há prática pedagógica des-

colada da realidade. Assim, os conteúdos foram escolhidos

segundo o momento histórico pelo qual a ilha passava,

abordando, por exemplo, as mudanças de estrutura que ali

ocorriam. E psicossociais, pois a elaboração do material le-

vou em conta a participação de muitos/as camponeses/as

no período insurrecional e um levantamento previamente

realizado do vocabulário dos/as alfabetizandos/as.

Tomando por base todos estes fatores, foi compos-

ta a cartilha, contendo quinze temas: 1. OEA (Or-

ganização de Estados Americanos); 2. Inra (Instituto

de Reforma Agrária); 3. La Cooperativa de Reforma

Agrária; 4. La tierra; 5. Los Pescadores Cubanos; 6.

La tienda del pueblo; 7. Cada cubano dueño de su

casa; 8. Um pueblo sano en una Cuba libre; 9. Init

(Instituto Nacional da Indústria Turística); 10. Las

Milicias; 11. La Revolución gana todas las batallas;

12. El pueblo trabaja; 13. Cuba no esta sola; 14. El

año de la Educación; 15. Poesía y alfabeto (PERONI,

2006, p.53).

A investigação do universo vocabular do povo e sua

transformação em palavras geradoras é um processo tam-

bém defendido e praticado por Paulo Freire em suas expe-

riências pedagógicas. A pesquisa deste universo segundo

Freire “dava assim as palavras do Povo, grávidas de mun-

do” (FREIRE, 1989 p. 13). São palavras vindas através da lei-

tura do mundo dos grupos populares. E depois, voltavam

a eles, inseridas nas codificações, que são representações

da realidade.

As lições da cartilha

Venceremos

são sempre introdu-

zidas por uma fotografia associada à experiência existencial