XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2155
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
PARADIGMA ECOSSISTÊMICO NO
ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Daize Duarte Sampaio
1
Cibele Schwanke
2
INTRODUÇÃO
Para Freire (1996) ensinar é uma ação essencialmente
humana, portanto ontológica, capaz de constituir sujeitos
e transformar a realidade. O pensamento do autor orienta
educadores para a construção de alternativas pedagógicas
direcionadas para a autonomia dos indivíduos.
Figueiredo (2006, p. 5) pondera que “a pedagogia liber-
tadora oferece um caminho de auto superação apoiado na
relação educador-educando [onde] a essência é a dialógica; a
meta é a autonomia dos educandos”. Para o autor, esta pro-
posta, se aplicada às matrizes curriculares, pode atuar nas po-
líticas educacionais e nas práticas profissionais, uma vez que
sua criticidade eleva a dialética à dinâmica da aprendizagem.
Assim, leva, também, a práxis a se fundamentar em
reflexões sobre os diferentes aspectos da formação e da
ação humana, bem como na aproximação crítica da reali-
dade, implicando em coerência entre discurso e ação. E é
a consideração da dimensão sócio histórica que permite a
apreensão das contradições sociais, conduzindo para a me-
diação pedagógica.
Aplicadas ao campo da educação em saúde, as con-
siderações de Freire podem encontrar repercussões na for-
1
Bacharela em Serviço Social (UNIGRAN) e licenciada em Serviço Social
(IFRS). Cursando especialização em Educação Profissional e Tecnológica
(FESL), especialização em Política e Sociedade (FESL) e especialização em
Ensino de Sociologia para o Ensino Médio (FURG). Mestranda do ProfEPT
(IFRS). Técnica administrativa em educação (UFPel). E-mail:
daize.sampaio@ ufpel.edu.br.2
Licenciada em Ciências Biológicas (UFRGS), mestre em Geociências
(UFRGS) e doutora em Ciências (UFRGS). Professora (IFRS), docente per-
manente do ProfEPT (IFRS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação
em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). E-mail:
cibele.schwanke@ poa.ifrs.edu.br.