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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

No caso da saúde, o paradigma ecossistêmico de-

monstra a necessidade de superação de conhecimentos

fragmentados próprios do modelo biomédico, cujas espe-

cializações reduzem o ser humano em partes, perdendo sua

essência. Aposta que a instrumentalidade deve advir da for-

mação ecológica e da transdisciplinaridade (ZWIEREWICZ,

2011). Além disso:

O enfoque ecossistêmico tem por objetivo desen-

volver novos conhecimentos sobre a relação saúde-

-ambiente, tendo como foco realidades concretas,

de forma a permitir a implantação de ações apro-

priadas e saudáveis das pessoas e para as pessoas

que aí vivem. Tem como pressuposto a união entre

ciência e mundo da vida na construção da qualida-

de de vida social e do planeta, como responsabili-

dade coletiva e individual. Pode-se dizer que esse

enfoque constitui uma via concreta para desen-

volver capacidades dos sujeitos individuais e para

fortalecer ações comunitárias com vistas a fazer

escolhas saudáveis, dentro da perspectiva holística

e ecológica da promoção da saúde (GÓMEZ; MINA-

YO, 2006, p. 6).

Moraes (2016) assegura que este novo paradigma in-

dica que a educação é um conjunto cujas diretrizes podem

ser configuradas para a reestruturação do ensino. A autora

refere, ainda, que o “pensamento sistêmico aplicado à edu-

cação, nos impõe a tarefa de substituir compartimentação

por integração, desarticulação por articulação, descontinui-

dade por continuidade, tanto na parte teórica quanto na

práxis da educação” (MORAES, 2016, p. 14).

Esta abordagem holística do paradigma ecossistêmico

encontra respaldo no pensamento de Paulo Freire, uma vez

que implica em novas formas de investigar e identificar a

realidade e culminar em práxis reflexiva e transformadora.

Miranda e Barroso (2004, p. 635) reconhecem a contribuição

freireana “no instante em que o educador reconhece a vo-

cação ontológica do ser-sujeito histórico, temporal, criativo

e cultural [e] utiliza a educação para a transformação e au-

tonomia do educando”.