XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2159
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
afirmar que o fazer em enfermagem supera a prática curati-
va, demandando atenção para os determinantes do proces-
so saúde/doença.
Contraditoriamente, Renovato
et al
. (2009, p. 243) afir-
mam que “as Diretrizes Curriculares Nacionais para o En-
sino de Enfermagem pareceram inserir o modelo de com-
petências”. Neste sentido, Apple (1989, p. 112) sugere que
“as escolas atuam como agente de reprodução econômica
e cultural de uma sociedade iníqua”, afirmação corroborada
por Frigotto (1999, p. 26), que indica que “trata-se de subor-
dinar a função social da educação de forma controlada para
responder às demandas do capital”.
Superar as contradições postas ao ensino em enferma-
gem requer o uso de “práticas discursivas que consolidem
um paradigma inovador no sentido de formar profissionais
instigados à participação política que possibilite a visibilida-
de do corpo de conhecimento produzido pela enfermagem,
assim como da identidade do profissional” (PAI; SCHRANK;
PEDRO, 2006, p. 85). Pressupõe a elaboração de proposições
conceituais que respondam aos desafios e sejam capazes
de “inferir que o projeto ético-político da enfermagem deve
produzir conhecimentos e uma prática social que su-
pere a reprodução de práticas hegemônicas e dominantes
no campo da saúde” (SENA
et al
., 2008, p. 28).
Bezerra (2012) refere a formação docente como pro-
motora do sucesso do discente. A autora entende a escola
como um espaço social de conhecimento que concilia a re-
flexão na ação e sobre a ação, resultando na intervenção
consciente e fundamentada na análise da prática docente,
dos resultados e do desempenho de aprendizagem, geran-
do uma necessidade de ruptura com o modelo didático pe-
dagógico arcaico, que deve ser substituído por um alarga-
mento de saberes a partir da relação indissociável entre a
prática e a teoria.
Encontrar alternativas que articulem a educação à
transformação da sociedade, em busca de um ensino capaz
de responder às questões originadas dos conflitos sociais é