XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2157
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
culo XIX. Seu fazer passou a ser constituído e a integrar as
práticas em saúde, bem como seus profissionais às equipes
multidisciplinares, com divisão técnica horizontal e vertical
do trabalho (PIRES, 2009).
A verticalidade acontece pela composição dos profis-
sionais e seus níveis de formação. Esta condição também
pode ser observada pela divisão de atribuições e compro-
missos, onde “cabe ao enfermeiro as atividades de ensino,
supervisão e gestão e ao pessoal técnico e auxiliar, a maioria
das atividades de assistência” (DONATO GÖTTEMS; DOR-
NELLES ALVES; DE SENA, 2007, p. 3).
Em consequência, “o seu exercício requer uma forma-
ção especial e a produção de conhecimentos que funda-
mentem o agir profissional” (PIRES, 2009, p. 740). Entretanto,
abranger a práxis em enfermagem implica na apreensão da
essência profissional e como se constitui a inserção dos tra-
balhadores em seus diversos lócus profissionais.
Ao longo do tempo, no Brasil, a educação profissio-
nal sofreu diversas alterações e foi motivada por diferentes
aspectos, mas sempre esteve direcionada para a população
de baixa renda (QUEVEDO, 2011). Porém, a enfermagem
surgiu no interior da igreja, de forma pragmática (ALCÂN-
TARA, 1964).
Com o passar do tempo e a demanda por profissionais
que apresentassem resolutividade frente às epidemias, o co-
nhecimento foi sistematizado (NASCIMENTO, 2006). Contu-
do, a falta de acordo, entre enfermeiros, sobre a formação
em nível médio acabou por levar a formação deste profis-
sional para a responsabilidade do poder público (DONATO
GÖTTEMS; DORNELLES ALVES; DE SENA, 2007).
Quevedo (2011, p. 154) refere que, “atualmente, a
educação profissional não consiste em simples instrumento
de política assistencialista nem se resume à simples prepa-
ração do indivíduo para execução de determinado conjunto
de tarefas”. No entanto, o paradigma hegemônico atua so-
bre a cultura que, por sua vez, influencia a educação e estes
aspectos podem ser observados nos diferentes elementos