Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2162 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2162 / 2428 Next Page
Page Background

2162

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Se, para Freire (1996, p. 74), o amparo estava na “com-

preensão da História como possibilidade e não como deter-

minismo”, se compreende que sua ideia de educação nada

mais é do que uma maneira de compreender a realidade e

transformá-la através de ação reflexiva. Assim, sua proposta

serve como instrumento para despertar criticidade e auto-

nomia nos indivíduos:

Percebemos claramente uma demanda por um pro-

jeto educativo que confronte a lógica do capital e a

leitura de mundo mercadológica, reformista, linear,

vertical, ingênua, desprovida de uma dimensão po-

lítica. [...] Destacamos que a politização e criticidade

do ato educativo, eixo da proposta freireana, é uma

instância essencial na constituição de um “que-fa-

zer” que, não sendo mera palavra, é “palavr-ação”

transformadora do mundo, do ser. E, nessa verten-

te, rompe com posturas que se polarizam, ora cain-

do em idealismo inativo, ora em uma empiria sem o

fermento da crítica de reflexão (FIGUEIREDO, 2006,

p. 5-6).

Partindo do pressuposto de que a pedagogia freireana

se utiliza da aproximação crítica do objeto para a apreensão

da realidade concreta e o paradigma ecossistêmico busca a

conexão entre o objeto e o contexto, ambos em busca de

axiomas para a educação libertadora, sua efetividade con-

siste na aplicação de ambos os princípios. Suplantando os

discursos, através de uma postura contemporânea, deve se

ater em compreender os problemas atuais e futuros e resga-

tar a educação em seu vínculo com a comunidade.

SÍNTESE E NOVAS QUESTÕES

A educação sempre esteve na pauta das reivindica-

ções dos trabalhadores, entretanto a classe dominante se

apropriou da escola para reproduzir a organização da so-

ciedade, ajustando o sistema de ensino aos seus interesses.

Deste modo, quando a enfermagem se estabeleceu como

profissão, seu processo formativo não fugiu a esta realida-

de.