2166
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio et al. Potencialidades da
problematização freireana no ensino de didática em
enfermagem.
Revista Cogitare Enfermagem
, v. 15,
n. 2, 2010. Disponível em:
<http://www.redalyc.org/ html/4836/483648971018/>. Acesso em: 03 abr. 2018.
MORIN, Edgar.
A cabeça bem-feita
: repensar a reforma, re-
formar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
2000.
NASCIMENTO, Maria Elisa Brum do. Caminhos e desafios da
enfermagem no Brasil.
Revista HISTEDBR On-line
,
2006. Disponível em:
<http://www.histedbr.fae.uni- camp.br/art09_23.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2018.
PAI, Daiane Dal; SCHRANK, Guisela; PEDRO, Eva Neri. O Enfer-
meiro como ser sócio-político: refletindo a visibilidade
da profissão do cuidado.
Revista Acta Paul Enferma-
gem
. 2006. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ ape/v19n1/a13v19n1>. Acesso em: 03 abr. 2018.
PIRES, Denise. A enfermagem enquanto disciplina, profissão
e trabalho.
Revista Brasileira de Enfermagem
, v. 62,
n. 5, 2009. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ reben/v62n5/15>. Acesso em: 02 abr. 2018.
QUEVEDO, Margarete. Educação profissional no Brasil: for-
mação de cidadãos ou mão de obra para o mercado
de trabalho?
Revista REHUTEC
, v. 1, n. 1, 2013. Dispo-
nível em:
<http://www.fatecbauru.edu.br/ojs/index. php/rehutec/article/view/9/8>. Acesso em: 02 abr.
2018.
RENOVATO, Rogério Dias et al. As identidades dos enfer-
meiros em cenários de mudanças curriculares no en-
sino da enfermagem.
Revista Trabalho, Educação
e Saúde
, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 231-248, 2009.
Disponível em:
<http://repositorio.unicamp.br/handle/ REPOSIP/28026>. Acesso em: 29 mar. 2018.
SENA, Roseni Rosângela de et al. O cuidado no trabalho em
saúde: implicações para a formação de enfermeiros.
Revista Interface:
Comunicação, Saúde e Educação, v.