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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A educação é possível para o homem, porque este
é inacabado e sabe-se inacabado. Isto leva- o à sua
perfeição. A educação, portanto, implica uma busca
realizada por um sujeito que é o homem. O homem
deve ser sujeito de sua própria educação. Não pode
ser objeto dela. Por isso, ninguém educa ninguém
(FREIRE 1975, p. 14).
Baseado nesta afirmação de Freire de que ninguém
educa ninguém, o papel da escola é propor práticas de
atuação dos sujeitos, práticas que envolvam a consciência
a tomada de decisões, enfatizado por Freire (1975,) quan-
do ressalta que outros aspectos do homem como ser em
desenvolvimento, desenvolvimento este de uma consciência
crítica que permite ao homem transformar a realidade se
faz cada vez mais urgente. Na medida em que os homens
dentro da nova sociedade vão respondendo aos desafios do
mundo.
Freire faz menção que não importa o momento histó-
ria que vivemos é importante à participação cidadã:
Qualquer que seja o momento histórico em que es-
teja a sociedade seja a do viável ou do inviável his-
tórico, o papel do trabalhador social que optou pela
mudança, não pode ser outros senão o de atuar e
refletir com os indivíduos com quem trabalha para
conscientizar e junto com eles das reais dificulda-
des da sua sociedade (FREIRE, 1975, p.31).
MÉTODO A INTERVENÇÃO
Como procedimento metodológico, este estudo leva
em consideração a abordagem metodológica da pesquisa
intervencionista do tipo pedagógica Ludke e André (1986,
p.2) afirmam que pesquisa em educação, abordagens quali-
tativas, significa promover o confronto entre dados, evidên-
cias, informações coletadas sobre determinado assunto e o
conhecimento teórico a respeito. Esse conhecimento, fruto
da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da ativi-
dade investigativa do sujeito a partir de leituras a respei-
to do tema. Segundo (Damiani
et.al, 2013) a pesquisa do