2174
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
As observações do grupo focal serão registradas no
Diário de campo que de acordo com Falkembach (1987)
consiste no registro completo e preciso das observações
dos fatos concretos, acontecimentos, relações verificadas,
experiências pessoais do investigador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A motivação inicial deste trabalho foi o interesse em
debater e compreender aspectos referentes à participação
dos estudantes na gestão democrática, que é de suma im-
portância para a proposta da escola, que deve ser capaz de
assumir e trabalhar suas responsabilidades de forma coletiva
para que todos os envolvidos desenvolvam o senso crítico,
conquistando a autonomia, buscando alcançar o objetivo de
formar sujeitos críticos e participativos.
Se a escola tiver na sua proposta, no seu projeto políti-
co pedagógico, atividades que requerem a participação dos
estudantes, permitirão não apenas a construção de conhe-
cimento, mas também auxiliarão na sua formação e atuação
consciente.
Cada vez mais nos convencíamos ontem e estamos
convencidos hoje de que, para tal, teria o homem
brasileiro de ganhar a sua responsabilidade social
e política. Existindo essa responsabilidade. Partici-
pando. Ganhando cada vez maior ingerência nos
destinos das escolas do seu filho. Nos destinos do
seu sindicato. De sua empresa, através de agremia-
ções, de clubes, de conselhos (FREIRE, 1992, p.100).
Essa participação contribuiria para o desenvolvimento
de uma educação de qualidade que leve seus estudantes a
apropriação deste espaço na tomada de decisões, começan-
do pelos pequenos estudantes (anos iniciais), levando em
conta que podem participar de decisões e quando chegam
nos anos finais já tendo desenvolvido habilidades para par-
ticipar de decisões maiores na escola.
A escola deve ser democrática para que seus estudan-
tes vivam esta prática, se no Projeto Político Pedagógico (PPP)