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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

As observações do grupo focal serão registradas no

Diário de campo que de acordo com Falkembach (1987)

consiste no registro completo e preciso das observações

dos fatos concretos, acontecimentos, relações verificadas,

experiências pessoais do investigador.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A motivação inicial deste trabalho foi o interesse em

debater e compreender aspectos referentes à participação

dos estudantes na gestão democrática, que é de suma im-

portância para a proposta da escola, que deve ser capaz de

assumir e trabalhar suas responsabilidades de forma coletiva

para que todos os envolvidos desenvolvam o senso crítico,

conquistando a autonomia, buscando alcançar o objetivo de

formar sujeitos críticos e participativos.

Se a escola tiver na sua proposta, no seu projeto políti-

co pedagógico, atividades que requerem a participação dos

estudantes, permitirão não apenas a construção de conhe-

cimento, mas também auxiliarão na sua formação e atuação

consciente.

Cada vez mais nos convencíamos ontem e estamos

convencidos hoje de que, para tal, teria o homem

brasileiro de ganhar a sua responsabilidade social

e política. Existindo essa responsabilidade. Partici-

pando. Ganhando cada vez maior ingerência nos

destinos das escolas do seu filho. Nos destinos do

seu sindicato. De sua empresa, através de agremia-

ções, de clubes, de conselhos (FREIRE, 1992, p.100).

Essa participação contribuiria para o desenvolvimento

de uma educação de qualidade que leve seus estudantes a

apropriação deste espaço na tomada de decisões, começan-

do pelos pequenos estudantes (anos iniciais), levando em

conta que podem participar de decisões e quando chegam

nos anos finais já tendo desenvolvido habilidades para par-

ticipar de decisões maiores na escola.

A escola deve ser democrática para que seus estudan-

tes vivam esta prática, se no Projeto Político Pedagógico (PPP)