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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

contempla a participação cidadã e se na prática isto também

for vivenciado, os estudantes apresentarão melhores condi-

ções de atuarem e participarem nas decisões fora dos muros

da escola. Conforme o PPP da escola onde se realizará a inter-

venção, o seu objetivo consiste em levar o aluno à construção

do conhecimento, valorizando-se como pessoa, consciente

da sua atuação na sociedade e melhorando a realidade social,

a prática efetiva da escola deve contemplar a participação dos

estudantes e dos demais segmentos, necessitando que estas

ações sejam mais efetivas e mais diversificadas.

Segundo Hammes e Zitkoski (2014) o grande desafio

de toda e qualquer instituição escolar é formar para a cida-

dania e, para isso, o ambiente escolar deve ser o exemplo de

democracia e participação cidadã, as grandes decisões não

podem contemplar a opinião de uma pequena parte repre-

sentando o interesse de todos. As decisões são tomadas no

coletivo.

É necessário propor aos estudantes, ações significativas

para o exercício da cidadania numa proposta de construção

que se efetivará através de oportunidades de aprendizagens,

vivenciando experiências participativas no contexto escolar.

Essa capacitação propiciará momentos reflexivos, oferecendo

autonomia na conquista destes espaços de diálogos.

A escola não pode manter em si a centralização das

decisões nos professores ou na equipe diretiva, as decisões

necessitam ser tomadas no grande com representantes de

todos os segmentos da escola, de acordo com Hammes e

Zitkoski (2014):

Dessa forma a valorização dos diversos saberes e

da participação de toda a comunidade escolar en-

volvendo os alunos, professores e funcionários na

gestão de um novo projeto educacional propor-

cionará um melhor funcionamento da escola com

relações mais humanizadas de quem nela convive.

Esse processo de diálogo oportuniza a produção de

conhecimentos mais significativos para a vida dos

educandos, além da emancipação e afirmação da

autonomia dos sujeitos que em torno da escola cir-

culam. HAMMES e ZITKOSKI (2014, p. 124).