XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
contempla a participação cidadã e se na prática isto também
for vivenciado, os estudantes apresentarão melhores condi-
ções de atuarem e participarem nas decisões fora dos muros
da escola. Conforme o PPP da escola onde se realizará a inter-
venção, o seu objetivo consiste em levar o aluno à construção
do conhecimento, valorizando-se como pessoa, consciente
da sua atuação na sociedade e melhorando a realidade social,
a prática efetiva da escola deve contemplar a participação dos
estudantes e dos demais segmentos, necessitando que estas
ações sejam mais efetivas e mais diversificadas.
Segundo Hammes e Zitkoski (2014) o grande desafio
de toda e qualquer instituição escolar é formar para a cida-
dania e, para isso, o ambiente escolar deve ser o exemplo de
democracia e participação cidadã, as grandes decisões não
podem contemplar a opinião de uma pequena parte repre-
sentando o interesse de todos. As decisões são tomadas no
coletivo.
É necessário propor aos estudantes, ações significativas
para o exercício da cidadania numa proposta de construção
que se efetivará através de oportunidades de aprendizagens,
vivenciando experiências participativas no contexto escolar.
Essa capacitação propiciará momentos reflexivos, oferecendo
autonomia na conquista destes espaços de diálogos.
A escola não pode manter em si a centralização das
decisões nos professores ou na equipe diretiva, as decisões
necessitam ser tomadas no grande com representantes de
todos os segmentos da escola, de acordo com Hammes e
Zitkoski (2014):
Dessa forma a valorização dos diversos saberes e
da participação de toda a comunidade escolar en-
volvendo os alunos, professores e funcionários na
gestão de um novo projeto educacional propor-
cionará um melhor funcionamento da escola com
relações mais humanizadas de quem nela convive.
Esse processo de diálogo oportuniza a produção de
conhecimentos mais significativos para a vida dos
educandos, além da emancipação e afirmação da
autonomia dos sujeitos que em torno da escola cir-
culam. HAMMES e ZITKOSKI (2014, p. 124).