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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Defendemos uma escola deve autônoma, que pauta

seu trabalho na coletividade caracterizando sua atuação crí-

tica na responsabilidade social, baseando seu trabalho não

só na cognição, mas na percepção que trabalha os indiví-

duos de modo a contemplar tua totalidade, sua formação

integral, a escola tem o dever de pautar seu trabalho de ma-

neira que os estudantes estejam preparados para interagir

no mundo fora da escola, preparando-os para ações cons-

cientes e práticas atuando do meio social e político.

A instituição em que será feita a intervenção é a Escola

Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart

situada na sede do município de Arroio Grande, na Avenida

da Saudade, número 433. A Escola tem 18 anos e foi adap-

tada como escola num prédio que antes funcionava uma

fábrica de laticínios.

A escola recebe atualmente 385 estudantes distri-

buídos entre o turno da manhã e da tarde, atendendo da

Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1°ao 9° ano nos

dois turnos, com estudantes de todos os bairros da cidade e

também vindos da zona rural.

Atualmente, a escola atende 20 turmas, distribuídas

em 12 salas de aula nos turnos da manhã e tarde, possui

uma Sala de Atendimento Educacional Especializado impro-

visada temporariamente, um refeitório, uma sala de infor-

mática, uma biblioteca em parte do corredor, pois no ano de

2016 ocorreu um incêndio na escola destruindo um prédio,

sendo necessária a adequação desse espaço para suprir as

necessidades, sendo assim, a escola está funcionando com

os espaços limitados.

A partir desta intervenção espera-se também que os

estudantes participem das decisões de maneira que pos-

sam ser sujeitos desse processo, que eles conquistem o seu

espaço na tomada de decisões e que possam articular-se a

equipe diretiva e a comunidade escolar em geral, para que

possam ter um trabalho baseado na gestão democrática e

que ao saírem da escola possam interagir com proprieda-