2176
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Defendemos uma escola deve autônoma, que pauta
seu trabalho na coletividade caracterizando sua atuação crí-
tica na responsabilidade social, baseando seu trabalho não
só na cognição, mas na percepção que trabalha os indiví-
duos de modo a contemplar tua totalidade, sua formação
integral, a escola tem o dever de pautar seu trabalho de ma-
neira que os estudantes estejam preparados para interagir
no mundo fora da escola, preparando-os para ações cons-
cientes e práticas atuando do meio social e político.
A instituição em que será feita a intervenção é a Escola
Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
situada na sede do município de Arroio Grande, na Avenida
da Saudade, número 433. A Escola tem 18 anos e foi adap-
tada como escola num prédio que antes funcionava uma
fábrica de laticínios.
A escola recebe atualmente 385 estudantes distri-
buídos entre o turno da manhã e da tarde, atendendo da
Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1°ao 9° ano nos
dois turnos, com estudantes de todos os bairros da cidade e
também vindos da zona rural.
Atualmente, a escola atende 20 turmas, distribuídas
em 12 salas de aula nos turnos da manhã e tarde, possui
uma Sala de Atendimento Educacional Especializado impro-
visada temporariamente, um refeitório, uma sala de infor-
mática, uma biblioteca em parte do corredor, pois no ano de
2016 ocorreu um incêndio na escola destruindo um prédio,
sendo necessária a adequação desse espaço para suprir as
necessidades, sendo assim, a escola está funcionando com
os espaços limitados.
A partir desta intervenção espera-se também que os
estudantes participem das decisões de maneira que pos-
sam ser sujeitos desse processo, que eles conquistem o seu
espaço na tomada de decisões e que possam articular-se a
equipe diretiva e a comunidade escolar em geral, para que
possam ter um trabalho baseado na gestão democrática e
que ao saírem da escola possam interagir com proprieda-