XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2173
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
tipo intervenção pedagógica é aquela por meio da qual o
pesquisador planeja e intervém com a intenção de produzir
avanços e, posteriormente, avalia os efeitos produzidos. Em
seu relato de pesquisa deve contemplar dois componentes
principais:
O método da intervenção deve ser descrito por-
menorizadamente, explicitando seu embasamento
teórico. Aqui, o foco do autor do relatório deve es-
tar voltado somente à sua atuação como professor
(agente da intervenção). O método de avaliação da
intervenção tem o objetivo de descrever os instru-
mentos de coleta e análise de dados utilizados para
capturar os efeitos da intervenção. (...) tendo o foco
na atuação do autor como pesquisador. A avalia-
ção da intervenção (...) é igualmente composta por
dois elementos: os achados relativos aos efeitos da
intervenção sobre seus participantes e os achados
relativos à intervenção propriamente dita (DAMIA-
NI et al.,2013, p. 62).
O projeto de intervenção contará também com o ins-
trumento Portfólio digital para análise e coleta de dados, os
estudantes do 8° ano, terão cada um o seu portfólio onde
farão as anotações dos encontros, versando sobre questões
pertinentes ás discussões.
Os portfólios têm sido descritos como uma coletâ-
nea das evidências que documentam o desenvolvimento,
as competências e as habilidades do Indivíduo (Waterman,
1991). O valor de um portfólio está caracterizado em seu
desenvolvimento, envolvendo uma autorreflexão dos estu-
dantes levando-os à auto avaliação, oferecendo oportunida-
de para ampliar suas aprendizagens, Gelfer e Perkins (1998,
p.44) afirmam que portfólios são mais que simples arquivos
ou uma coleção de performances dos estudantes. Um port-
fólio pode ser considerado como um arquivo de produções
dos estudantes produzido de acordo com seus interesses.
Nesse portfólio digital os estudantes registraram seus con-
ceitos, suas percepções obtidas durante os encontros, ao
final de cada um deles terão um tempo para fazer esse re-
gistro já que a escola dispõe da Sala de Informática.