2170
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cipação na intervenção nas propostas escolares; incentivar a
criação de formas de participação cidadã, tendo o estudante
como protagonista do processo; identificar espaços formais
e informais de participação dos estudantes na escola.
As ações da escola estão pautadas por documentos
como o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico,
os quais requerem a participação da comunidade escolar na
sua elaboração. Durante a análise destes documentos teori-
camente a escola prevê que essa participação dos estudan-
tes aconteça de forma clara e efetiva.
BASES TEÓRICAS DA PESQUISAS
Conforme diz Ferreira (1999), participar significa estar
inserido nos processos sociais de forma efetiva e coletiva,
opinando e decidindo sobre planejamento e execução, ou
seja, os sujeitos envolvidos na escola devem procurar uma
participação com base no diálogo, na democracia, visando
a maior autonomia de todos os segmentos que compõem
a escola.
Segundo Paro (2016), a escola deve ser espaço da
gestão democrática onde se propõe a democratização da
escola pública que tenha efetiva participação de pais, edu-
cadores, alunos e funcionários da escola.
Trazendo para discussão o tema gestão escolar, essa
ideia de gestão pressupõe um contexto com novos papeis,
dentre eles o exercício da cidadania, permitindo pensar a
gestão para articular ações que se efetivem no cotidiano
escolar, mudando a visão da instituição escolar e o seu sig-
nificado político e social, procurando em seus espaços uma
participação significativa de todos os segmentos.
A proposta da escola cidadã deve levar em conta a
gama de saberes dos estudantes, este trabalho não se pro-
põe a ensinar-lhes cidadania, mas fazer com que saibam a
importante arma, ferramenta que tem nas mãos. Quando
entram para a escola eles já tem a leitura de mundo que
deve ser carregava durante a sua vida estudantil e deve va-
ler-se para além dela. Freire coloca: