XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2165
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. As contribuições
de Paulo Freire para uma educação ambiental dialó-
gica.
29ª Reunião Anual da ANPEd
. Caxambu, MG,
2006.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia
:
Saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
<http://www.forumeja.org.br/files/autonomia.pdf>FRIGOTTO, Gaudêncio.
Educação e a crise do capitalismo
real
. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GÓMEZ, Carlos Minayo; MINAYO, Maria Cecília de Sou-
za. Enfoque ecossistêmico de saúde: uma estratégia
transdisciplinar.
©INTERFACEHS
– Revista de Ges-
tão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Am-
biente
, v. 1, n. 1, art. 1, 2006.
LIMAVERDE, Patrícia.
Pedagogia ecossistêmica
: educação
transdisciplinar da Escola Vila. Fortaleza: Editora da
Vila, 2015.
MILIOLI, Geraldo. O pensamento ecossistêmico para uma vi-
são de sociedade e natureza e para o gerenciamento in-
tegrado de recursos.
Revista Desenvolvimento e Meio
Ambiente
, v. 15, 2007. Disponível em:
<http://www. revistas.ufpr.br/made/article/viewFile/11899/8395>Acesso em: 04 abr. 2018.
MIRANDA, Karla Corrêa Lima; BARROSO, Maria Grasiela
Teixeira. A contribuição de Paulo Freire à prática e
educação crítica em enfermagem.
Revista Latino-A-
mericana de Enfermagem
, Ribeirão Preto, v. 12, n.
4, p. 631-635, 2004. Disponível em:
<https://www.re- vistas.usp.br/rlae/article/view/1921>Acesso em: 08
abr. 2018.
MORAES, Maria Cândida.
Paradigma educacional emergen-
te: um novo paradigma para um novo século. COEB
2016,
Anais
: VI Congresso de Educação Básica, 2016.
Disponível em:
<http://189.8.211.4/coeb2016/anais/ conferenciasepalestras/candida.pdf>Acesso em: 05
abr. 2018.