XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2169
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL
Marlete Nunes Gomes Beiró
1
Lúcio Jorge Hammes
2
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste na discussão sobre a
participação dos estudantes do 9° ano da Escola Municipal
Presidente João Goulart, nas decisões do cotidiano escolar
de forma a identificar espaços formais e informais na toma-
da de decisões. A participação dos estudantes se constitui
através do exercício da democracia, através de oportunida-
des de aprendizagens, vivenciando situações que eviden-
ciem a relação entre os sujeitos envolvidos em educação. De
acordo com as políticas públicas e educacionais brasileiras,
especialmente a LDB (BRASIL, 1996), a escola tem como fun-
ção, incluir no currículo, para além da formação cognitiva,
também a formação cidadã, cultural e afetiva dos estudan-
tes. Nesse sentido Luckesi (2007) defende que a escola é o
que são os seus gestores, os seus educadores, os pais dos
estudantes, os estudantes e a comunidade. A cara da escola
decorre da ação conjunta de todos os elementos.
O projeto de intervenção propõe discutir sobre como
acontece a participação destes estudantes na escola, inicial-
mente foi aplicada uma entrevista semiestruturada e feita a
análise de documentos como Regimento do Conselho Es-
colar, Projeto Politico Pedagógico que mostram como se dá
esse movimento de participação estudantil na teoria.
O Objetivo da pesquisa é compreender conceitos re-
ferentes à participação estudantil dentro e fora dos muros
escolares e foram pontuados como objetivos específicos:
dialogar com os professores sobre a importância da partici-
pação dos estudantes na escola e como esta deve ser pro-
posta; discutir e refletir com os estudantes sobre sua parti-
1
Mestranda em Educação da Unipampa. Professora da rede pública muni-
cipal de Arroio Grande, RS. E-mail:
marletebeiro@hotmail.com2
Doutor em Educação. Professor da Unipampa. E-mail:
luciojh@gmail.com