2160
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
um dos desafios colocados aos docentes na educação pro-
fissional. Contudo, muitos permanecem presos ao determi-
nismo, uma vez que também sofreram esta problemática
em sua formação, sendo afetados diretamente pelo pensa-
mento reducionista e mecanicista.
PARADIGMA ECOSSISTÊMICO EM EDUCAÇÃO E SUA
APROXIMAÇÃO COM O PENSAMENTO FREIREANO
Ao longo do tempo diversas tendências interferiram
nas propostas educacionais, tornando-se determinantes na
sua condução. Porém, na verdade, ainda se observa que, in-
variavelmente, a educação se caracteriza pela linearidade,
como se a realidade fosse pré-determinada.
Essa condição aponta para a necessidade da busca de
novos referenciais epistemológicos que promovam altera-
ções paradigmáticas na educação. Para Morin (2000) o re-
posicionamento estratégico do ensino é determinante para
o enfrentamento das questões que acometem a sociedade.
Somando-se a isso, Figueiredo (2006) destaca que:
[...] temos paradigmas, modelos de percepção,
que estabelecem modelos de ação que funcionam
como braços para o domínio capitalista mundial na
versão desse quadro. [...] Podemos associar para-
digma, como modelo de percepção, com leitura de
mundo e isto por sua vez recebe e projeta influên-
cia direta nas epistemologias, correntes teóricas,
metodologias, protocolos científicos, práticas (FI-
GUEIREDO, 2006, p. 4).
A partir desse entendimento surge uma disposição
holística, emergente na educação, que “propõe a supe-
ração do pensamento fragmentado, linear e mecanicista
e tem como proposta que o homem recupere a visão do
todo” (CARNEIRO; SILVA; FIDELIS, 2015, p. 8875). Milioli
(2007, p. 78) refere que a articulação entre aspectos biop-
sicossociais e político-econômicos “faz com que o mundo
seja visto pela concepção sistêmica em termos de relações
e de integração”.