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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

um dos desafios colocados aos docentes na educação pro-

fissional. Contudo, muitos permanecem presos ao determi-

nismo, uma vez que também sofreram esta problemática

em sua formação, sendo afetados diretamente pelo pensa-

mento reducionista e mecanicista.

PARADIGMA ECOSSISTÊMICO EM EDUCAÇÃO E SUA

APROXIMAÇÃO COM O PENSAMENTO FREIREANO

Ao longo do tempo diversas tendências interferiram

nas propostas educacionais, tornando-se determinantes na

sua condução. Porém, na verdade, ainda se observa que, in-

variavelmente, a educação se caracteriza pela linearidade,

como se a realidade fosse pré-determinada.

Essa condição aponta para a necessidade da busca de

novos referenciais epistemológicos que promovam altera-

ções paradigmáticas na educação. Para Morin (2000) o re-

posicionamento estratégico do ensino é determinante para

o enfrentamento das questões que acometem a sociedade.

Somando-se a isso, Figueiredo (2006) destaca que:

[...] temos paradigmas, modelos de percepção,

que estabelecem modelos de ação que funcionam

como braços para o domínio capitalista mundial na

versão desse quadro. [...] Podemos associar para-

digma, como modelo de percepção, com leitura de

mundo e isto por sua vez recebe e projeta influên-

cia direta nas epistemologias, correntes teóricas,

metodologias, protocolos científicos, práticas (FI-

GUEIREDO, 2006, p. 4).

A partir desse entendimento surge uma disposição

holística, emergente na educação, que “propõe a supe-

ração do pensamento fragmentado, linear e mecanicista

e tem como proposta que o homem recupere a visão do

todo” (CARNEIRO; SILVA; FIDELIS, 2015, p. 8875). Milioli

(2007, p. 78) refere que a articulação entre aspectos biop-

sicossociais e político-econômicos “faz com que o mundo

seja visto pela concepção sistêmica em termos de relações

e de integração”.