2158
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
constitutivos do sistema de ensino (LIMAVERDE, 2015). Nes-
se aspecto, Moraes (2016) destaca que:
[…] o método reducionista foi se enraizando em
nossa cultura e levou-nos a um processo de aliena-
ção e a uma crise planetária de abrangência multi-
dimensional, traduzidos por processos de fragmen-
tação, atomização e desvinculação. Em consequên-
cia, a cultura foi ficando dividida, os valores, cada
vez mais individualizados, e os estilos de vida, mais
patológicos (MORAES, 2016, p. 43).
Limaverde (2015, p. 16-17) afirma que, ainda que esta
convenção represente os interesses da sociedade em rela-
ção ao papel social de seus membros, a escola permane-
ce como lócus privilegiado para a formação de indivíduos
analíticos e produtivos, capazes de realizar uma leitura ade-
quada da realidade, comprometidos e propositivos com sua
transformação, tendo “a capacidade de influenciar, direta-
mente, a formação dos indivíduos a fim de que eles possam,
por sua vez, causar transformações sociais importantes”. Na
enfermagem, é importante destacar que:
[...] considerando-se a sua característica intrínseca
de cuidar de seres humanos, tem potencial para
uma maior aproximação com as múltiplas dimen-
sões do objeto de trabalho em saúde. Neste senti-
do, precisa alimentar-se de diversas disciplinas do
campo das humanidades, além daquelas básicas e
tradicionais da “ciência normal” em saúde (biologia,
fisiologia e outras). No entanto, majoritariamente, a
prática assistencial, a produção de conhecimentos
e a formação profissional têm sido fortemente in-
fluenciadas pela ciência positivista e pelos padrões
da biomedicina, de modo que, no âmbito do tra-
balho coletivo em saúde, a enfermagem tem tido
pouca força para se contrapor ou diferenciar-se do
modelo hegemônico (PIRES, 2009, p. 743).
De acordo com Sena
et al
. (2008, p. 27), isso acontece
porque “ainda prevalece na atenção à saúde uma prática
centrada no ato dos profissionais e nas tecnologias com ên-
fase na atenção individual e curativa”. Outrossim, se pode