Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2163 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2163 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2163

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

Neste contexto, o profissional técnico em enferma-

gem foi contornado dentro de um padrão de empregabili-

dade onde se aprecia a qualificação e apresentação de algu-

mas aptidões. Sua formação acabou por seguir a dualidade

histórica entre educação e trabalho e seu fazer profissional

acabou subordinado à ótica biomédica e também à vertica-

lização na divisão do trabalho.

Contudo, a prática em enfermagem e sua inserção

profissional são marcadas por características singulares,

que, se analisadas, remetem à meditação como alicerce para

a resistência no sentido de ultrapassar este modelo e res-

taurar a educação profissional em seu papel fundamental.

A promoção da saúde, atualmente, é concebida a partir de

princípios de emancipação e de mudanças sociais, por um

viés libertador, fundamentado na autonomia dos sujeitos e

da sociedade para a organização do sistema de saúde.

O paradigma ecossistêmico compreende que a saúde

não pode ser pensada somente a partir de um modelo cura-

tivo: sua percepção abrange condições sociais, como acesso

à moradia, saneamento, educação, boa alimentação, entre

outros direitos, como imperativos para a profilaxia de doen-

ças. Neste ponto, vai ao encontro ao pensamento de Paulo

Freire, que pressupõe novos métodos para a investigação e

a transformação da realidade.

Ao diagnosticar as reais necessidades, o método de

Freire contribui para a construção de uma pedagogia atenta

aos aspectos sócio-políticos-econômicos que o discente de

nível técnico em enfermagem deve conhecer para exercer

uma prática preventiva em saúde. As considerações ecossis-

têmicas se mostram, então, análogas à pedagogia proposta

por Freire.

Pode-se perceber, assim, os desafios que assaltam

a educação profissional e que impactam a ação docente,

demonstrando como os rumos da sociedade caracterizam

o ensino. Consentindo com esta visão contemporânea de

educação em saúde, deve-se buscar novas perspectivas que

ressignifiquem a docência e a assistência em enfermagem.