XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Neste contexto, o profissional técnico em enferma-
gem foi contornado dentro de um padrão de empregabili-
dade onde se aprecia a qualificação e apresentação de algu-
mas aptidões. Sua formação acabou por seguir a dualidade
histórica entre educação e trabalho e seu fazer profissional
acabou subordinado à ótica biomédica e também à vertica-
lização na divisão do trabalho.
Contudo, a prática em enfermagem e sua inserção
profissional são marcadas por características singulares,
que, se analisadas, remetem à meditação como alicerce para
a resistência no sentido de ultrapassar este modelo e res-
taurar a educação profissional em seu papel fundamental.
A promoção da saúde, atualmente, é concebida a partir de
princípios de emancipação e de mudanças sociais, por um
viés libertador, fundamentado na autonomia dos sujeitos e
da sociedade para a organização do sistema de saúde.
O paradigma ecossistêmico compreende que a saúde
não pode ser pensada somente a partir de um modelo cura-
tivo: sua percepção abrange condições sociais, como acesso
à moradia, saneamento, educação, boa alimentação, entre
outros direitos, como imperativos para a profilaxia de doen-
ças. Neste ponto, vai ao encontro ao pensamento de Paulo
Freire, que pressupõe novos métodos para a investigação e
a transformação da realidade.
Ao diagnosticar as reais necessidades, o método de
Freire contribui para a construção de uma pedagogia atenta
aos aspectos sócio-políticos-econômicos que o discente de
nível técnico em enfermagem deve conhecer para exercer
uma prática preventiva em saúde. As considerações ecossis-
têmicas se mostram, então, análogas à pedagogia proposta
por Freire.
Pode-se perceber, assim, os desafios que assaltam
a educação profissional e que impactam a ação docente,
demonstrando como os rumos da sociedade caracterizam
o ensino. Consentindo com esta visão contemporânea de
educação em saúde, deve-se buscar novas perspectivas que
ressignifiquem a docência e a assistência em enfermagem.