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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

qualquer conhecimento, seja científico, popular ou empírico.

Para Paixão (2017), o preparo e o conhecimento para expe-

riências como a referida neste trabalho devam ser constan-

tes e densos no interior dos currículos formadores de traba-

lhadores da área da saúde.

METODOLOGIA

Este estudo está formatado na dinâmica de um relato

de experiência e análise teórica-crítica para refletir e proble-

matizar as relações humanas, ressaltando a informalidade

do processo de comunicação, como base de humanizar as

ações e de tornar mais compreensíveis os momentos possí-

veis para a informação e a comunicabilidade, independente

dos espaços nos quais estejam previstas oportunidades pro-

fissionais ou dos acadêmicos em formação de graduandos,

especializandos ou residentes.

Embora as atividades do ensino estivessem organiza-

das para acontecer somente as segundas e terças-feiras ou

quartas-feiras, em outros momentos, em dias diferentes, in-

clusive finais de semana, aconteciam novas interatividades,

tal o nível de aproximação entre profissionais, docentes e

discentes universitários com as pessoas participantes da co-

munidade das unidades de saúde e instituições de educação

da região foco desse relato.

Curiosos fatos compuseram o relatório do campo de

estádio e prática disciplinar dos alunos. Estão expostos como

aprendizado disponível a quem possa ser sensível, atento e

interessado na melhoria das condições de vida das pessoas

com ênfase no bem viver pessoal e coletivizado.

ANÁLISE

Autoras e autor observaram que é fato desconheci-

do de grande parte das pessoas da sociedade dita civil, ou

seja, de quem não possui vínculos empregatícios com o po-

der público e mesmo de quem é participante de atividades

do controle social, regulamentalizadas pela Lei Federal nº