2150
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
qualquer conhecimento, seja científico, popular ou empírico.
Para Paixão (2017), o preparo e o conhecimento para expe-
riências como a referida neste trabalho devam ser constan-
tes e densos no interior dos currículos formadores de traba-
lhadores da área da saúde.
METODOLOGIA
Este estudo está formatado na dinâmica de um relato
de experiência e análise teórica-crítica para refletir e proble-
matizar as relações humanas, ressaltando a informalidade
do processo de comunicação, como base de humanizar as
ações e de tornar mais compreensíveis os momentos possí-
veis para a informação e a comunicabilidade, independente
dos espaços nos quais estejam previstas oportunidades pro-
fissionais ou dos acadêmicos em formação de graduandos,
especializandos ou residentes.
Embora as atividades do ensino estivessem organiza-
das para acontecer somente as segundas e terças-feiras ou
quartas-feiras, em outros momentos, em dias diferentes, in-
clusive finais de semana, aconteciam novas interatividades,
tal o nível de aproximação entre profissionais, docentes e
discentes universitários com as pessoas participantes da co-
munidade das unidades de saúde e instituições de educação
da região foco desse relato.
Curiosos fatos compuseram o relatório do campo de
estádio e prática disciplinar dos alunos. Estão expostos como
aprendizado disponível a quem possa ser sensível, atento e
interessado na melhoria das condições de vida das pessoas
com ênfase no bem viver pessoal e coletivizado.
ANÁLISE
Autoras e autor observaram que é fato desconheci-
do de grande parte das pessoas da sociedade dita civil, ou
seja, de quem não possui vínculos empregatícios com o po-
der público e mesmo de quem é participante de atividades
do controle social, regulamentalizadas pela Lei Federal nº