XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
parte dos conceitos freireanos, onde o cidadão forma-se a
partir do momento que se descobre e liberta.
O grande desafio do indivíduo é lutar por mudanças
no âmbito social e libertar-se da opressão. Segundo Freire
(2002), a matriz da esperança é a mesma da educabilidade
do ser humano: o inacabamento de seu ser de que se tornou
consciente. Seria uma agressiva contradição se, inacabado e
consciente do inacabamento, o ser humano não se inseris-
se num permanente processo de esperançosa busca. Este
processo é a educação.
Portanto, a esperança e desejo por
mudanças ficam visíveis, pois o que seria do homem se nada
pensasse, buscasse e se estagnasse? Já dizia Freire (2000):
há uma nuvem cinzenta ao redor das gerações com uma
ideologia que destrói a utopia, tornando a educação como
puramente cientifica. Tal ideologia acaba destruindo sonhos
e, consequentemente, esperanças de uma educação inter-
disciplinar e multiprofissional.
A construção ou a produção do conhecimento do
objeto implica o exercício da curiosidade, sua ca-
pacidade crítica de “tomar distância” do objeto, de
observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo, de “cercar” o
objeto ou fazer sua
aproximação
metódica, sua ca-
pacidade de comparar, de perguntar. (FREIRE, 1996,
p. 33).
Sócrates afirmava que, para ter conhecimento dos
saberes oriundos do universo, precisamos nos conhecer
primeiramente, tornando-se um processo de autoconhe-
cimento constante, que nos permite conhecer a nós, aos
outros e a tudo o que é novo. Portanto, acredito que para
sermos indivíduos curiosos, críticos e observadores, como
Freire destaca, temos que iniciar tais processos nas institui-
ções de ensino, na qual os estudantes buscarão a troca de
conhecimentos, de saberes, sua emancipação e seu lugar na
sociedade.
A educação libertadora proporciona aprendizagem
para além do simples entendimento do objetivo em si, no-
vos movimentos de diálogo, os quais são criados a partir de