2146
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
possível’ e outro mundo é urgentemente necessário, como
é citado por Boaventura Sousa Santos (2015), precisa ser
socialmente referendado como base humana fundamental,
particular e individualizada, sendo, portanto, objeto político
e, nesse parâmetro, possível de uma comunicação teórica,
aplicada e verdadeira.
As reflexões oferecidas, a partir de experiências relata-
das, como as ações da descrição analítica, selecionadas en-
tre agosto a dezembro de 2017, em uma unidade de saúde
da rede pública municipal de Porto Alegre-RS, resgatam in-
terfaces entre as áreas multiprofissionais das especialidades
da saúde e da educação, no intuito de que seja prescrita,
como receituário criativo, uma comunicação mais informal,
menos engessada, com base humana e que favoreça fatores
determinantes admiráveis como a pessoalidade. A interro-
gação é posta para suscitar esses desafios entre gestores e
trabalhadores junto aos serviços públicos nas comunidades,
principalmente, como educadores profissionais para a cida-
dania ante a realidade social vigente.
OBJETIVO
Apresentar espaços alternativos, como a sala de espe-
ra das unidades de saúde e as salas de aula das instituições
de ensino formal, servindo de locais sedes para a convivên-
cia humana e da amorosidade, refletindo e problematizando
modelos como a comunicação acadêmica que expõe falhas
na prestação de assistência, especialmente no âmbito da
saúde pública e coletivizada.
REFERENCIAL TEÓRICO
A saúde, a educação e a comunicação formam um
tripé amplo e estruturado para ser fator determinante na
busca de uma base humana, que seja pessoal, individuali-
zada, coletiva nos diversos contextos que sejam possíveis e,
principalmente, na vocação de um mundo melhor e trans-
formado pela qualidade para o bem viver.