XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
entendida como formação humana concreta, pautada em
experiências sociais, processo esse, autorreflexivo que nor-
teia pensar sobre si mesmo, suas ações e atitudes no con-
texto social e cultural a qual estão inseridos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Bra-
sil,1997) a importância e o valor dos usos da linguagem
são determinados historicamente segundo as demandas
de cada momento. Inserida em uma sociedade complexa
que exige níveis de leitura e de escrita diferentes e mui-
to superiores aos que satisfaziam as demandas sociais até
bem pouco tempo atrás. Por isso, a escola não pode se exi-
mir da tarefa de oferecer aos alunos condições de melhoria
da capacidade discursiva, para que possa desempenhar as
atribuições que lhe são exigidas na contemporaneidade.
Certamente, oferecer recursos para que possamos
aprofundar as experiências de socialização na perspectiva
de uma sociedade cada vez mais plural, exige o domínio efe-
tivo do uso adequado da linguagem com diferentes meios
comunicativos, interativos em diferentes espaços culturais
e sociais, cidadãos capazes de interagir das mais diferentes
formas de linguagem interativa e eficaz.
Entendemos que as contribuições de Paulo Freire fo-
ram essenciais para busca do aprimoramento ao que se re-
fere à importância da aquisição da linguagem como forma
de comunicação e interação social. Além de interpretar, in-
terferir no mundo pela ação, a escrita também é fator de-
terminante como objeto do pensamento da vida. A lingua-
gem, a leitura e a escrita como um distintivo do poder, são
componentes dos fatos políticos culturais que requerem a
participação efetiva dos sujeitos.
REFERÊNCIAS
BAKHTIN, Michael.
Marxismo e filosofia da linguagem
.
10.ed. São Paulo: Huditec, 1997.
BAKHTIN, Michael.
Estética da Criação Verbal.
6ª ed. São
Paulo: Editora WMF Martins Fonte, 2011.