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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

entendida como formação humana concreta, pautada em

experiências sociais, processo esse, autorreflexivo que nor-

teia pensar sobre si mesmo, suas ações e atitudes no con-

texto social e cultural a qual estão inseridos.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Bra-

sil,1997) a importância e o valor dos usos da linguagem

são determinados historicamente segundo as demandas

de cada momento. Inserida em uma sociedade complexa

que exige níveis de leitura e de escrita diferentes e mui-

to superiores aos que satisfaziam as demandas sociais até

bem pouco tempo atrás. Por isso, a escola não pode se exi-

mir da tarefa de oferecer aos alunos condições de melhoria

da capacidade discursiva, para que possa desempenhar as

atribuições que lhe são exigidas na contemporaneidade.

Certamente, oferecer recursos para que possamos

aprofundar as experiências de socialização na perspectiva

de uma sociedade cada vez mais plural, exige o domínio efe-

tivo do uso adequado da linguagem com diferentes meios

comunicativos, interativos em diferentes espaços culturais

e sociais, cidadãos capazes de interagir das mais diferentes

formas de linguagem interativa e eficaz.

Entendemos que as contribuições de Paulo Freire fo-

ram essenciais para busca do aprimoramento ao que se re-

fere à importância da aquisição da linguagem como forma

de comunicação e interação social. Além de interpretar, in-

terferir no mundo pela ação, a escrita também é fator de-

terminante como objeto do pensamento da vida. A lingua-

gem, a leitura e a escrita como um distintivo do poder, são

componentes dos fatos políticos culturais que requerem a

participação efetiva dos sujeitos.

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, Michael.

Marxismo e filosofia da linguagem

.

10.ed

. São Paulo: Huditec, 1997.

BAKHTIN, Michael.

Estética da Criação Verbal.

6ª ed. São

Paulo: Editora WMF Martins Fonte, 2011.