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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

criar uma interação em tempo real, divulgação em rede,

tudo isso pode ser um caminho “freireano” de uso crítico,

social e político.

O diálogo é o ato de libertação para a consciência

crítica segundo Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido,

que traz a concepção de educação bancária, definida como

aquela educação em que o professor, constituindo-se o de-

tentor do conhecimento, transfere (sem perda) todo seu co-

nhecimento aos alunos, que por sua vez não têm quaisquer

questionamentos ou conhecimentos prévios, ocorrendo

então uma aprendizagem que ele denomina passiva. Nesse

ambiente só há a interação do tipo professor conteúdo, se

ministra a aula de modo totalmente expositivo. Freire (2001)

apresenta quatro formas de ensino expositivo: A primeira é

descrita como pura transferência do conhecimento: o pro-

fessor assume uma postura autoritária e assim tenta trans-

ferir seu conhecimento aos alunos. A segunda é constituída

de “cantigas de ninar” (FREIRE, p.112, 2001): o professor ex-

põe o conhecimento não de forma autoritária, mas também

não desperta qualquer desafio e não estimula o aflorar da

criatividade. Na terceira há um período de exposição e o

restante do tempo da aula é reservado às discussões, com

perguntas que os alunos podem relacionar ao conteúdo.

Na quarta forma o professor não realiza nenhuma interação

com os alunos, mas ele mesmo se questiona várias vezes

acerca do tema, mostra o desenvolvimento de seu raciocínio

e cabe aos alunos “ter a capacidade crítica de acompanhar

o movimento que o professor faz, na aproximação que ele

busca do tema” (Ibidem, p. 113). As duas primeiras são prá-

ticas que não levam desafios aos alunos e as duas últimas,

apesar de serem expositivas, estimulam o aluno a pensar,

provocam inquietação e ainda que seja sem interação, são

demonstradas aos alunos o modo de raciocinar, a maneira

da construção, evolução e lógica de uma ideia. Indo além

desse enfoque de ensino, Freire concebe que tanto o edu-

cador quanto o educando se ensinam juntos, ambos em sua

interação se educam, ocorrendo assim o diálogo (a intera-